Filtrar


Questões por página:

Paciente portador de cirrose alcoólica há alguns anos desenvolve quadro de insuficiência renal aguda. Apresenta ascite e hipotensão arterial. Na avaliação laboratorial, aumento de creatinina sérica em 0,4 mg/dL em 48 horas. Proteinúria de 400 mg/dia e hematúria com 40 hemácias/campo. Ultrassom renal sem alterações. Analise os sinais / sintomas a seguir.


I. Hipotensão arterial.

II. Cirrose com ascite.

III. Creatinina sérica em 0,4 mg/dL em 48 horas. Proteinúria de 400 mg/dia e hematúria com 40 hemácias/campo.

IV. Ultrassom renal sem alterações.

São critérios diagnósticos da síndrome hepatorrenal:

Durante a colecistectomia por videocirurgia, a identificação e a ligadura ou clipagem da artéria cística passam pela abordagem dentro do triângulo cisto-hepático ou triângulo hepatobiliar, o qual é delimitado por:
Um paciente de 54 anos de idade, portador de cirrose hepática e hipertensão portal, sem história prévia de sangramento digestório, realizou endoscopia digestiva alta para rastreamento de varizes esofágicas, que evidenciou varizes de grosso calibre com presença de sinais de cor vermelha (red wale marks).
Com relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
No pré-operatório de pacientes portadores de cirrose, é importante a avaliação da função hepática, pelo sistema de pontuação Child-Pugh.
Um paciente que apresenta bilirrubinemia entre 2 mg/dL e 3 mg/dL, albuminemia entre 2,8 g/L e 3,5 g/L, tempo de protrombina entre 4 e 6 segundos e encefalopatia estágio zero e ascite leve é classificado como:
Analise as afirmativas a seguir sobre as complicações pós-operatórias de cirurgia bariátrica relacionadas ao procedimento cirúrgico (hemorragia, obstrução intestinal e vômitos) e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O diagnóstico de úlcera marginal deve ser sempre considerado na presença de sangramento gastrointestinal alto. ( ) Em caso de hemorragia significativa ou quando há falta de resposta às medidas clínicas em razão dos riscos de ruptura em linhas de sutura ainda imaturas e anastomoses, a esofagogastroduodenoscopia deve ser indicada. ( ) Torções de alças ou anastomoses que ocorrem por falha técnica, bridas, aderências, hérnias incisionais encarceradas ou hérnia interna podem ocasionar obstrução intestinal. ( ) Edema na anastomose gastrojejunal, intolerância alimentar por progressão dietética inadequada ou presença do anel de contenção podem causar vômitos precocemente após gastroplastia redutora em Y de Roux.
Assinale a sequência correta.