Filtrar


Questões por página:

Paciente,72 anos de idade, queixa dor abdominal, febre e icterícia de início abrupto. Ao exame físico, aumento de parótidas, contratura de Dupuytren, nos exames complementares, apresenta esteatose, corpúsculos de Mallory e fibrose perivenular AST > 2x ALT, leucocitose, macrocitose e aumento de gama GT.

Qual é a hipótese diagnóstica?

Paciente portador de cirrose alcoólica há alguns anos desenvolve quadro de insuficiência renal aguda. Apresenta ascite e hipotensão arterial. Na avaliação laboratorial, aumento de creatinina sérica em 0,4 mg/dL em 48 horas. Proteinúria de 400 mg/dia e hematúria com 40 hemácias/campo. Ultrassom renal sem alterações. Analise os sinais / sintomas a seguir.


I. Hipotensão arterial.

II. Cirrose com ascite.

III. Creatinina sérica em 0,4 mg/dL em 48 horas. Proteinúria de 400 mg/dia e hematúria com 40 hemácias/campo.

IV. Ultrassom renal sem alterações.

São critérios diagnósticos da síndrome hepatorrenal:

Durante a colecistectomia por videocirurgia, a identificação e a ligadura ou clipagem da artéria cística passam pela abordagem dentro do triângulo cisto-hepático ou triângulo hepatobiliar, o qual é delimitado por:
Um paciente de 54 anos de idade, portador de cirrose hepática e hipertensão portal, sem história prévia de sangramento digestório, realizou endoscopia digestiva alta para rastreamento de varizes esofágicas, que evidenciou varizes de grosso calibre com presença de sinais de cor vermelha (red wale marks).
Com relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
No pré-operatório de pacientes portadores de cirrose, é importante a avaliação da função hepática, pelo sistema de pontuação Child-Pugh.
Um paciente que apresenta bilirrubinemia entre 2 mg/dL e 3 mg/dL, albuminemia entre 2,8 g/L e 3,5 g/L, tempo de protrombina entre 4 e 6 segundos e encefalopatia estágio zero e ascite leve é classificado como: