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“Os jornalistas, como todas as pessoas, avaliam o valor da notícia que pensam haver nos eventos. Que tipos de eventos as pessoas julgam ter maior valor de notícia? Há muitas listas sobre atributos de notícias, mas geralmente elas incluem alguns ou todos os seguintes fatores: timing; proximidade; importância; impacto ou consequência; interesse; conflito ou controvérsia; sensacionalismo; proeminência; e novidade, estranheza ou raridade” (SHOEMAKER, Pamela J. e VOS, Tim P. Teoria do Gatekeeping: seleção e construção da notícia. Pg.42).
Com relação aos critérios de noticiabilidade definidos pela linha editorial de uma empresa jornalística brasileira, localizada na região Nordeste, a chamada (fictícia) que conjuga os fatores importância e proximidade é a seguinte:
A capacidade dos meios de comunicação social produzirem mudanças através dos efeitos cognitivos pode ser atribuída ao permanente processo de seleção realizado pelos gatekeeper nos media, os quais, em primeiro lugar, determinam que acontecimentos são jornalisticamente interessantes (...) e lhes atribuem diferente relevância (...). A audiência adota este tipo de informação temática e, ao fazê-lo, incorpora um conjunto igual de relevâncias nas suas próprias vidas.
(Adaptado de: DeGeorge apud Sousa. Teorias da Notícia e do Jornalismo, Chapecó: Argos,2002)
O texto, em seu conjunto, se refere ao processo de

A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição.

Hohlfeldt, Martino e França, Veiga.2010.


Considerando o fragmento lido, avalie estas afirmações.


I. Nas reflexões do newsmaking não se aplicam, dentre os vários temas possíveis, os estudos do gatekeeping ou filtragem da informação.

II. O jornalismo é uma construção social da realidade, uma vez que está submetido a uma série de pressões sociais.

III. O conjunto de princípios, pelos quais o acontecimento é avaliado pelos meios de comunicação de massa e seus profissionais em sua potencialidade de transformar-se em notícia, chama-se valores-notícia.


A seguir, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.

O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.


Essa prática é problematizada pela teoria do

O modelo que reforça a assimetria entre a quantidade de notícias possíveis e as efetivamente publicadas, proposto nos anos 1950, é conhecido como modelo do (a)