Filtrar
10 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 2
Questões por página:
Com relação aos critérios de noticiabilidade definidos pela linha editorial de uma empresa jornalística brasileira, localizada na região Nordeste, a chamada (fictícia) que conjuga os fatores importância e proximidade é a seguinte:
(Adaptado de: DeGeorge apud Sousa. Teorias da Notícia e do Jornalismo, Chapecó: Argos,2002)
O texto, em seu conjunto, se refere ao processo de
A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição.
Hohlfeldt, Martino e França, Veiga.2010.
Considerando o fragmento lido, avalie estas afirmações.
I. Nas reflexões do newsmaking não se aplicam, dentre os vários temas possíveis, os estudos do gatekeeping ou filtragem da informação.
II. O jornalismo é uma construção social da realidade, uma vez que está submetido a uma série de pressões sociais.
III. O conjunto de princípios, pelos quais o acontecimento é avaliado pelos meios de comunicação de massa e seus profissionais em sua potencialidade de transformar-se em notícia, chama-se valores-notícia.
A seguir, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.
O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.
Essa prática é problematizada pela teoria do