Filtrar


Questões por página:
Uma jornalista entrou em contato com a área de assessoria de comunicação de uma gravadora para entrevistar um renomado artista. Foi solicitado então o envio da pauta para avaliação e, no dia seguinte, a jornalista recebeu um texto. A assessoria afirmava que não havia apreciado grande parte das perguntas direcionadas ao cliente e que, por esse motivo, havia elaborado outras para complementar a pauta.

O procedimento adotado pela assessoria, do ponto de vista ético, foi:
Com base nas teorias sobre assessoria de imprensa, aponte a alternativa CORRETA:

A partir da definição do texto jornalístico, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- Dentre os critérios de noticiabilidade, podemos apontar a proximidade, o marco geográfico e o impacto social;

II- Na técnica da pirâmide invertida, as notícias menos importantes aparecem primeiramente no texto, deixando os fatos mais importantes para o final da reportagem;

III- O lead flash é conceito de um lead que transcreva um pronunciamento de fonte ou entrevistado.

Sobre as diferenças entre notícia e reportagem, analise as assertivas a seguir.


I. A reportagem não cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, mas do levantamento de um assunto conforme ângulo pré-estabelecido.

II. O planejamento da pauta é o mesmo para notícia e reportagem.

III. O estilo da reportagem é menos rígido do que o da notícia: varia com o veículo, o público, o assunto.


Então, a alternativa que contempla plenamente as afirmações CORRETAS é a seguinte:

Com base no livro A Narração do Fato (2009), de Muniz Sodré, assinale a alternativa que está de acordo com o conceito de news value.