Questões de Concurso
Filtrar
131 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 27
Questões por página:
I. O assessor é o responsável pelos contatos e a organização de todos os detalhes para a realização de entrevistas com a imprensa, mas, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem deve ter autonomia e iniciativa para atender os jornalistas, mesmo diante de perguntas mais embaraçosas. II. O assessorado deve ir para a entrevista com um discurso preparado. Deve fazer notas breves, que sirvam como um roteiro, para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de declamação, para persuadir a imprensa. III. O jornalista de A.I. (Assessoria de Imprensa) deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa e como se portar durante as entrevistas. As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral até dicas de como se comportar diante de um microfone. IV. Nas entrevistas coletivas, nunca é indicada a distribuição de brindes para os jornalistas, já que podem se sentir comprados e isso influenciar negativamente na divulgação das informações.
Estão corretas as afirmativas
De acordo com as funções e características do lide na redação jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as técnicas de entrevista e reportagem, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:
I- Quando o jornalista faz uma entrevista não deve cortar as respostas do entrevistado. Espere que cada uma delas termine, antes de formular a próxima pergunta;
II- As fontes de informação podem ser diretas, indiretas e adicionais. Classificam-se diretas as pessoas envolvidas em um fato ou ocorrência e também os comunicados e notas oficiais a respeito;
III- A apuração consiste no levantamento completo dos dados e elementos de um acontecimento, para que se possa escrever uma notícia sobre o mesmo.
Leia a matéria a seguir.
Macaco rouba câmera de fotógrafo e faz
um autorretrato 'sorridente'
Um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécie Macaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um sorridente autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia.
David Slater contou que o primata começou a investigar o equipamento e se fascinou com seu reflexo na lente antes de começar a disparar cliques sem perceber, inclusive o curioso retrato acima.
A imagem está perfeitamente centralizada, apesar de fora do eixo - como é comum ocorrer inclusive entre humanos que tentam posar para a própria câmera. Alguns sites divulgaram a foto com o eixo corrigido, o que dá um ar ainda mais profissional ao primata.
Disponível em: <http://g1.globo.com/planetabizarro/ noticia/2011/07>. Acesso em: 20 abr.2018.
Classifique o gênero de jornalismo na matéria lida.