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Analise as características que constroem os textos seguintes:
I - A ajuda internacional para a educação no atual estágio da expansão capitalista: sua funcionalidade - Um dos aspectos que atualmente mais avultam nas redefinições dos rumos e das estratégias de desenvolvimento das sociedades periféricas é o tipo de atuação que sobre estas vêm exercendo as agências internacionais de ajuda e cooperação, pertençam ou não à Organização das Nações Unidas. É possível identificar, na maioria dessas agências capitalistas, não só aspectos ideológicos, mas também objetivos e formas de atuação semelhantes nos países do Terceiro Mundo. As diferenças neste último caso decorrem muito do estágio de integração desses países na esfera de influência do capitalismo, do que propriamente de diferenças de objetivos ou ideologias. (ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). Editora Vozes.2003. Petrópolis.p.198).
II - Apostas na educação, como instrumento de diminuição da pobreza, encontram respaldo em pesquisas que mostram a correlação entre o aumento do tempo de estudo e a melhoria dos indicadores sociais (Menezes,2006, Soares,2006. In: Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v.22, n.80, p.65-81, abr.2009.) - (Adaptado)
III - Todos sabemos que os estudos sobre a educação brasileira revelam que a superação da pobreza e da desigualdade exige uma escolaridade mínima de 12 anos, embora se saiba que a pobreza e a exclusão social apresentem complexidades que exigem a conjugação de esforços de todas as políticas públicas e não apenas da área educacional.
(Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v.22, n.80, p.65-81, abr.2009.) - (Adaptado)
Marque a alternativa com correta identificação do gênero de cada texto.
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Analise os fragmentos textuais seguintes:
1 - A "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias, texto-matriz da obra literária, foi produzida no primeiro momento do Romantismo Brasileiro, época na qual se vivia uma forte onda de nacionalismo, que se devia ao recente rompimento do Brasil-colônia com Portugal. Neste sentido, o poeta trata de demonstrar aversão aos valores portugueses e ressaltar os valores naturais do Brasil. (...)

2 - Uma mobilização de estudantes universitários pela liberação do uso de xerox de livros em universidades públicas e privadas, lançada em fevereiro último, foi a única iniciativa digna de nota contra uma aberração chamada Associação Brasileira de Direitos Reprográficas (ABDR), representante das editoras, que desde 2004 aciona a polícia para dar batidas em bibliotecas e centros acadêmicos universitários. (...)

3 - Jeremias ficou uma tarde e parte da noite trancado no quarto, trabalhando um novo quadro. Mal ouvia a mãe que chamava para comer, para tomar café, que reclamava da vida, gritava com os filhos mais novos, com o marido. Jeremias estava certo de que era o seu melhor trabalho: uma flor abstrata, carregada de riscos e cores, que poderia permitir variada leitura. Ele se negava a interpretá-la, preferia senti-la na pele. (...)

Marque a alternativa que identifica corretamente o gênero de cada fragmento textual.
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Analise as características que constroem os textos seguintes:
I - A ajuda internacional para a educação no atual estágio da expansão capitalista: sua funcionalidade - Um dos aspectos que atualmente mais avultam nas redefinições dos rumos e das estratégias de desenvolvimento das sociedades periféricas é o tipo de atuação que sobre estas vêm exercendo as agências internacionais de ajuda e cooperação, pertençam ou não à Organização das Nações Unidas. É possível identificar, na maioria dessas agências capitalistas, não só aspectos ideológicos, mas também objetivos e formas de atuação semelhantes nos países do Terceiro Mundo. As diferenças neste último caso decorrem muito do estágio de integração desses países na esfera de influência do capitalismo, do que propriamente de diferenças de objetivos ou ideologias. (ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). Editora Vozes.2003. Petrópolis.p.198).
II - Apostas na educação, como instrumento de diminuição da pobreza, encontram respaldo em pesquisas que mostram a correlação entre o aumento do tempo de estudo e a melhoria dos indicadores sociais (Menezes,2006, Soares,2006. In: Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v.22, n.80, p.65-81, abr.2009.) - (Adaptado)
III - Todos sabemos que os estudos sobre a educação brasileira revelam que a superação da pobreza e da desigualdade exige uma escolaridade mínima de 12 anos, embora se saiba que a pobreza e a exclusão social apresentem complexidades que exigem a conjugação de esforços de todas as políticas públicas e não apenas da área educacional. (Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v.22, n.80, p.65-81, abr.2009.) - (Adaptado)

Marque a alternativa com correta identificação do gênero de cada texto.
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Analise os fragmentos textuais seguintes:
1 - A "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias, texto-matriz da obra literária, foi construída no primeiro momento do Romantismo Brasileiro, época na qual se vivia uma forte onda de nacionalismo, que se desvie ao recente rompimento do Brasil-colônia com Portugal. Neste sentido, o poeta trata de demonstrar aversão aos valores portugueses e ressaltar os valores naturais do Brasil. (...)
2 - Uma mobilização de estudantes universitários pela liberação do uso de xerox de livros em escolas públicas e privadas, lançada em fevereiro último, foi a única iniciativa digna de nota contra uma aberração chamada Associação Brasileira de Direitos Reprográficas (ABDR), representante das editoras, que desde 2004 aciona a polícia para dar batidas em bibliotecas e centros acadêmicos universitários. (...)
3 - Jeremias ficou uma tarde e parte da noite trancado no quarto, trabalhando um novo quadro.Mal ouvia a mãe que chamava para comer, para tomar café, que reclamava da vida, gritava com os filhos mais novos, com o marido. Jeremias estava certo de que era o seu melhor trabalho: uma flor abstrata, carregada de riscos e cores, que poderia permitir variada leitura. Ele se negava a interpretá-la, preferia senti-la na pele. (...)
Marque a alternativa que identifica corretamente ou gênero de cada fragmento textual.
Considerando a classificação por gêneros textuais, pode-se afirmar que o texto "Os avós que não querem ser explorados":