Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Nos países de menor desenvolvimento econômico, há uma tendência genérica de “inchaço” de alguns segmentos do setor terciário, os quais passam a desempenhar uma função de “colchão” amortecedor do desemprego. À medida que os demais setores da economia (primário e secundário) não aumentam a demanda de mão de obra, mas, pelo contrário, apresentam uma diminuição relativa da oferta de emprego, uma parte desta reserva de mão de obra encontra no terciário possibilidades de exercício de atividades com baixíssima intensidade de capital, muitas vezes informais, baixo rendimento e precárias condições de emprego.
Segundo Haesbaert e Porto-Gonçalves, a atual des-ordem mundial e o jogo de poder mundial estão subordinados, entre outros,
Segundo Elias (2003), nas áreas agrícolas que mais têm calcado seu desenvolvimento de forma integrada aos demais setores econômicos e em bases científico-técnicas, é comum
Leia o texto abaixo:
Placa Mercosul, mais segura, já está em 14 milhões de carros
Mais de 14 milhões de veículos já rodam com a nova placa do Mercosul no Brasil. A região com maior número de PIVs (Placas de Identificação Veicular) é o Sul do Brasil, com mais de 5,8 milhões de estampagens, seguido do Sudeste, com 5 milhões, e o Nordeste, com um pouco mais de 2 milhões. O diferencial da PIV, em relação ao modelo cinza atualmente utilizado, está principalmente nos itens de segurança, como o QR Code desenvolvido pelo Serpro, que possibilita a rastreabilidade da placa.[...] O novo modelo, com 4 letras e 3 números, permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando a tendência de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de 100 anos. Para obter a PIV basta comparecer ao posto de atendimento local do Detran com a documentação necessária e seguir as recomendações. Vários órgãos também fazem todo o procedimento online, incluindo o agendamento para a troca da placa.
Disponível em: <https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/placa-mercosul-mais-segura-ja-esta-em-14-milhoes-de-carros,6c67665a32620fcd82ffa866d0be41e7b1wk1lnf.html.> Acesso em: 19 jan.2021.
A medida adotada no Brasil, explicitada no texto, tem por objetivo

Analise o mapa abaixo e leia o texto que o segue.

 

“A Parceria Econômica Global Abrangente (RCEP) é um acordo de livre comércio entre 15 países da região Ásia-Pacífico. Esse novo bloco econômico corresponde a mais de 30% do PIB mundial e quase ? da população do planeta, além de reunir muitas das maiores e mais pujantes economias da região Ásia-Pacífico, as quais deixaram diferenças geopolíticas de lado para concretizar o acordo. Após mais de trinta rodadas de negociações, iniciadas no final de 2011, quando foi introduzida a ideia da RECP, o acordo finalmente foi assinado em 15 de novembro de 2020”.

Disponível em: <https://www.fazcomex.com.br/blog/rcep-formado-o-maior-bloco-comercial-do-mundo/>.

Acesso em: 18 jan.2021.

 

A parceria destacada no texto visa a