Filtrar


Questões por página:
A análise da Geografia Econômica é fundamental para que os alunos dos Anos Finais compreendam a organização do espaço em função das atividades produtivas. A estrutura econômica moderna se baseia na interconexão dos setores, sendo o setor terciário (comércio e serviços) o de maior peso no Produto Interno Bruto (PIB) da maioria dos países desenvolvidos e do Brasil. A globalização e as novas tecnologias impulsionaram a Terceira Revolução Industrial e a Revolução Técnico-Científica-Informacional, transformando a agricultura (agronegócio) e a indústria, ao mesmo tempo em que aprimoraram a logística e os serviços, redefinindo as relações de trabalho e a regionalização econômica.

Considerando a organização setorial da economia e as transformações recentes nos modos de produção, assinale a alternativa CORRETA:
A gestão pública municipal eficiente integra planejamento estratégico, desenvolvimento econômico sustentável e promoção da qualidade de vida da população. Sobre as características que evidenciam a gestão de Timbó e seu modelo de desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.Timbó foi reconhecido como Município Turístico pela Embratur e desenvolveu programas estruturantes para o setor, incluindo a criação de associações de artesãos, ampliação da rede hoteleira e diversificação de serviços turísticos.
PORQUE
II.A cidade, privilegiada pela natureza com cenários ímpares, aliada à preservação da arquitetura, ao resgate histórico através da cultura e ao povo hospitaleiro, criou condições favoráveis para o desenvolvimento turístico sustentável integrado aos demais setores econômicos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Santa Catarina consolidou sua posição estratégica no agronegócio brasileiro em 2024, combinando eficiência produtiva e competitividade internacional. Sobre o desempenho do estado no cenário agroindustrial e suas exportações, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I.As exportações do setor agropecuário catarinense somaram US$ 7,6 bilhões em 2024, representando 65% do total exportado pelo estado naquele ano.


PORQUE


II.A forte integração agroindustrial nas cadeias de carnes, leite e frutas, aliada à estrutura cooperativista e ao rigor sanitário, configuram diferenciais estratégicos que ampliam a competitividade catarinense no mercado internacional.


A respeito dessas asserções, assinale a alter

“As obras da Transnordestina retomaram o ritmo em 2023, com a volta de investimentos federais. O empreendimento é prioridade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, a Transnordestina vai ter 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios nordestinos, partindo de Eliseu Martins (PI) em direção ao Porto do Pecém.”



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2025/06/05/obras-da-ferrovia-transnordestina-avancam-no-ceara-e-chegam-aomacico-de-baturite/ Acesso: 18 Out.2025.



A ferrovia apresentada no texto e na imagem tem seu traçado e sua posição geográfica importantes para a logística econômica regional porque:

“Esta situação acontece quando as habilidades dos trabalhadores não correspondem às exigências das novas vagas disponíveis no mercado. É um fenômeno causado por mudanças profundas na estrutura econômica, como a substituição de mão de obra por tecnologia, ou mudanças na demanda por certos produtos e serviços.”


PRADO, Maria. Entenda suas causas e impactos. Disponível em: https://blog.contasonline.com.br Acesso:08 Out.2025



O texto expressa a seguinte característica socioeconômica em andamento: