Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A intervenção humana nos rios (através de canalização, retificação e barragens) pode introduzir mudanças em seu regime, mas não chega a afetar o seu fluxo, pois o volume de água de um rio é determinado pela vazão das suas nascentes e, portanto, não pode ser afetado por ações humanas.

A água consumida pelo brasileiro está cada vez mais envenenada. É o que revelam dados do Ministério da Saúde, em 24 de abril, compilados pela ONG Repórter Brasil, pela Agência Pública e a organização suíça Public Eye, que apontaram a contaminação da água de uma em cada quatro cidades do país.

Com base em amostras das empresas de abastecimento de 1 396 municípios, há vários elementos altamente tóxicos e associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, malformação fetal e disfunções hormonais e reprodutivas.

(Rede Brasil Atual – https://bit.ly/2ZlINnF)


As águas estão contaminadas, principalmente, por

“Os problemas ambientais são diversos, com destaque para os processos erosivos, corpos de água de superfície poluídos pelos esgotos urbanos e industriais, paisagens com cicatrizes de atividade minerária, entre outros. Os campos rurais prestam-se preferencialmente à implantação de florestas cultivadas, voltadas para a silvicultura e para o desenvolvimento nos relevos mais íngremes de florestas nativas autorregeneráveis.”
(ROSS, Jurandyr. Ecogeografia do Brasil. Adaptado)
Os problemas ambientais apontados no excerto referem-se à vegetação natural denominada
Descrevendo o domínio dos Mares de Morros, Ab’Sáber apresenta, dentre outras, as seguintes características:
Todos os morrotes do tipo inselbergs ou agrupamento deles foram relevos residuais que resistiram aos velhos processos desnudacionais, responsáveis pelas superfícies aplainadas ao fim do Terciário e início do Quaternário.
(AB’SABER, Aziz N. Os domínios da natureza)
Assim, Ab’Sáber descreveu característica do domínio morfoclimático