Questões de Concurso
Filtrar
476 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 96
Questões por página:
A hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais. O destaque nesse sentido é proveniente da quantidade e variedade hídrica presente no país. Grande parte dos rios brasileiros nasce em relevos com pouca altitude, exceto o rio Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes.
Sobre as principais características da Hidrografia Brasileira, podemos afirmar que:
I. Os regimes dos rios brasileiros são de predominância do tipo pluvial, isso quer dizer que os períodos de cheias e vazantes são determinados pela ocorrência de chuvas e secas, influência direta do clima na hidrografia.
II. Superioridade de rios que deságuam no mar nascem no interior do país e percorrem em direção ao oceano, chamado de drenagem do tipo exorréica.
III. Grande parte dos rios corre sobre planaltos e depressões, esses são os tipos de relevo que mais se destacam no Brasil, favorecendo a instalação de usinas hidrelétricas.
Está(ão) CORRETA(S):
I. Território é uma categoria da Geografia que representa um espaço delimitado por ações de poder.
II. Um território é mutável, conforme a ação das forças que atuam na sua construção e administração, como no caso da ocorrência de conflitos bélicos, em que comumente um país perde territórios para outro.
III. A região é uma categoria da Geografia definida e delimitada espacialmente por meio de critérios comuns.
IV. O conceito de lugar envolve todas as transformações que ocorreram no espaço geográfico ao longo do tempo e possui grande influência sentimental devido aos significados dados pela ação antrópica no meio espacial.
V. O espaço geográfico reúne os elementos construídos e/ou modificados pela ação antrópica que compõem a superfície terrestre. Assim ele abrange os conceitos de paisagem, território, região e lugar.
Assinale a alternativa CORRETA:
O _______________________ é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.
O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial e da predominância de climas úmidos, possui uma extensa e densa rede hidrográfica. Os rios brasileiros têm diversos usos, como o abastecimento urbano e rural, a irrigação, o lazer e a pesca. O transporte fluvial, embora pouco utilizado, vem adquirindo cada vez mais importância. Analise as afirmativas a seguir sobre a hidrografia brasileira e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No território brasileiro, não existe lagos tectônicos, pois as depressões se tornam bacias sedimentares. Há lagos de várzea e lagunas ou lagoas costeiras formadas por restingas, além de centenas de represas e açudes resultantes da construção de barragens.
( ) No território brasileiro, parte dos rios são exorreicos, pois possuem drenagem que se dirige ao oceano, ou seja, para fora do continente; parte dos rios são endorreicos, pois correm para o interior do continente, tendo como destino de suas águas os oceanos; e, em grande parte do país, os rios são perenes.
( ) No território brasileiro, predominam rios de planície, muitos dos quais escoam por áreas de elevados índice pluviométrico. Dessa forma, a existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água proporcionam médio potencial hidrelétrico, levando ao aumento da produção da energia solar.
( ) No território brasileiro, em vários pontos, há corredeiras, cascatas e, em algumas áreas, rios subterrâneos que atravessam cavernas, o que favorece o turismo, por exemplo, as cataratas do Iguaçu, na fronteira BrasilArgentina, que atraem visitantes de todo mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.