Filtrar


Questões por página:

Observe a charge do cartunista Arionauro:


30_01 01.png (292×273)


Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/search/label/peixes. Acesso em 3 nov.2021.


A charge acima faz uma menção a poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água, fato que desencadeia a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos. Esse problema ambiental é conhecido como:

“As caatingas: ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteiao; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante [...]”
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: campanha de Canudos.39. ed. corrigida. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1999. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 1 nov.2021. Adaptado.
O trecho acima foi extraído do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, na qual descreve o Bio Caatinga. A palavra caatinga significa, em tupi guarani, ‘mata branca’, cor predominante da vegetação durante a estação seca. Logo essa vegetação adaptada a esse clima semiárido é denominada:

“A associação da temperatura, precipitação, umidade, luz e vento formam os estados de tempo cujo ritmo sequencial da origem ao clima. Temos no mundo seis grandes tipos climáticos apresentando algumas subdivisões.”

(Troppmair, Helmut. Biogeografia e Meio Ambiente.9ª ed. Rio de Janeiro. Technical Books 2012 p.54.)


“Um desses tipos climáticos está associado à alternância de massas tropicais, que provocam a estação chuvosa, de massas polares, responsáveis pela estação seca do ano. A temperatura acusa valores médios de 21° C, medindo‐se no verão 24° C e no inverno 17° C. A amplitude térmica diária varia entre 10° e 15° C e é maior do que a anual. As chuvas ocorrem principalmente nos meses de versão com totais de 1200 mm a 1500 mm.” Trata‐se do clima:

“Os sistemas urbanos são grandes consumidores de água. Todo lançamento de esgoto doméstico em um rio, sem tratamento prévio, origina o zoneamento espacial no corpo hídrico.”

(Troppmair, Helmut. Biogeografia e Meio Ambiente.9ª ed. Rio de Janeiro. Technical Books 2012. P.151.)


Relacione adequadamente a zona espacial no corpo hídrico às suas respectivas características.

1. Zona de águas limpas.

2. Zona de degradação.

3. Zona morta.

4. Zona de recuperação.

5. Zona de águas límpidas.


( ) É o trecho do rio em que não há oxigênio dissolvido.

( ) É o trecho do rio antes do lançamento dos efluentes. As condições físico‐químicas e biológicas, ou seja, todo hidroecossistema está em equilíbrio.

( ) É o trecho em que o rio realiza a autodepuração, ou recebe afluentes mais limpos, responsáveis pela lenta reintegração de oxigênio que permite o reaparecimento gradativo dos elementos bióticos.

( ) É o local a partir do qual são restabelecidas as condições bioecológicas iniciais.

( ) Após o lançamento dos esgotos, verifica‐se o enriquecimento por matéria orgânica, a eutrofização com proliferação de micro‐organismos, bactérias e peixes, levando à redução gradativa do oxigênio dissolvido.


A sequência está correta em

“A drenagem fluvial é composta por um conjunto de canais de escoamento inter‐relacionados que formam a bacia de drenagem, definida como a área drenada por um determinado rio ou por um sistema fluvial. As bacias de drenagem podem ser classificadas, de acordo com o escoamento global.”

(Christofoletti, Antônio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher 1980, p.102.)


Quanto às características da bacia de drenagem, afirma‐se que “quando não há nenhuma estruturação em bacias hidrográficas, como nas áreas desérticas onde a precipitação é negligenciável e a atividade dunária é intensa, obscurecendo as linhas e os padrões de drenagem”. Nesse sentido, a bacia de drenagem é classificada em: