Filtrar


Questões por página:
As características hidrofitogeográficas do Brasil se referem aos aspectos relacionados à distribuição das plantas aquáticas e vegetação ribeirinha, bem como aos ecossistemas associados à água, como rios, lagos, pântanos e manguezais. Considerando a vasta extensão do país e sua diversidade de ecossistemas e ainda que o Brasil apresenta uma rica variedade de características hidrofitogeográficas, é CORRETO afirmar que o domínio:
A desertificação pode transformar áreas anteriormente produtivas em paisagens áridas, estéreis e suscetíveis à erosão do solo, perda de biodiversidade e escassez de recursos hídricos. Ela pode ser agravada pela mudança climática e pela degradação do solo causada por atividades humanas.
Assinale a alternativa que exemplifica uma zona característica de desertificação no mundo:
Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. Sobre a vegetação de climas desérticos, assinale a alternativa CORRETA:
O geógrafo brasileiro Aziz Ab’Sáber projetou a divisão do Brasil em Domínios Morfoclimáticos, também conhecidos como Unidades de Paisagem, baseados em combinações de elementos físicos e climáticos. Esses domínios representam as principais características geográficas e ambientais do país.
Em função da sua extensão territorial e de suas características físicas, o Brasil possui vários domínios morfoclimáticos. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
As chuvas _____________ são um tipo de precipitação muito comum no Domínio Amazônico devido ao calor intenso e à umidade elevada. Elas são causadas pelo aquecimento do ar na superfície terrestre, que se torna mais leve e sobe na atmosfera, resfriando-se à medida que atinge altitudes mais elevadas. Isso causa condensação do vapor de água presente no ar, formando nuvens densas que liberam chuvas fortes e intensas em curtíssimos períodos de tempo.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna sobre o tipo de chuva mais frequente em razão do processo acima descrito no domínio morfoclimático da Amazônia é: