Filtrar


Questões por página:

Do México ao Chile, a áreas da África e a pontos turísticos no sul da Europa e no Mediterrâneo, o nível de ‘estresse hídrico’ – a quantidade de água extraída de fontes terrestres e superficiais em comparação com o total disponível – está atingindo níveis preocupantes.

(Disponível em: bbc.com/portuguese/amp/geral-49243195.)


Sobre estresse hídrico, assinale a alternativa correta.

O texto a seguir refere-se a um importante compartimento de relevo nordestino. Leia-o atentamente.

Este compartimento é representado por uma faixa de áreas do Sudeste e parte do Sul do Piauí, elaborado em estrutura cristalina pré-cambriana. Esta faixa corresponde a uma porção das depressões que se estendem pelo interior da região Nordeste brasileira, denominada “depressões intermontanas” e genericamente conhecidas por “sertões nordestinos”.

(Fonte: Atlas Escolar do Piaui. Editora Grafset,2010.)

A que compartimento de relevo o texto se refere?
A parte setentrional do Nordeste brasileiro, e em especial o Piauí, recebem chuvas de verão retardadas, às vezes, para outono. Na imagem de satélite a seguir reproduzida, observa-se, no dia 13 de fevereiro de 2013, um episódio considerável de chuvas, cuja área atingida está delimitada por um círculo. Observe-a.

imagem-007.jpg

Que sistema atmosférico foi responsável direto por essas chuvas, conforme se verifica na imagem?
Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi chamada para realizar um atendimento a feridos decorrentes de um grave acidente acontecido às margens da Rodovia Estadual hipotética que atravessa a unidade de relevo A, segundo o desenho apresentado a seguir.

imagem-006.jpg

Um automóvel acidentado desceu a ribanceira e parou na unidade de relevo B, situada aproximadamente numa altitude de 15 metros abaixo em relação à unidade A, que possui 30 metros de altitude. O acidente deixou o saldo de sete pessoas gravemente enfermas. Para fazer um relatório de ocorrência do acidente, seria correto dizer que a unidade de relevo terrestre A, onde se deu o choque dos veículos, é do tipo:

Leia o texto a seguir:



Imagem associada para resolução da questão

No Brasil, exceto para o cerrado, existe uma grande lacuna de conhecimento científico do fator combustível no comportamento do fogo. Isso ocorre pela carência de pesquisas e pela complexidade delas, em virtude da grande diversidade vegetal que existe dentro e entre os diferentes tipos de vegetação dos biomas brasileiros. Assim, o conhecimento dos biomas aliado ao fator combustível vegetal e à capacidade de previsão do comportamento do fogo são importantes para analisar a velocidade de propagação do incêndio, que é um fator de grande relevância para os combates.

Fonte: Apostila para Formação de Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf> Adaptado.


Observe as afirmações abaixo, analisando a propagação do incêndio de acordo com o tipo do Bioma, em relação ao tipo de vegetação, plantas vivas e seus restos vegetais no solo e teor de umidade, e assinale a CORRETA.