Questões de Concurso
Filtrar
476 Questões de concurso encontradas
Página 76 de 96
Questões por página:
I. Ocupa cerca de 40% da área total do Estado de Mato Grosso e, fitofisionomicamente, é o resultado da convergência entre as Florestas Amazônica, Atlântica e a Caatinga na porção nordeste do território Mato-grossense.
II. Em terras Mato-grossenses, compreende uma área inundável na porção sudoeste do Estado, cujo rio principal é o Paraguai.
III. Possui diferentes formações vegetais distribuídas em áreas permanentes alagadas, periodicamente inundadas, de solos alagadiços durante a cheia, que não secam completamente nas vazantes, e áreas altas não inundadas.
IV. Na região, o regime pluviométrico é da ordem de 2600 a 3000mm anuais, porém, como a chuva é mal distribuída ao longo do ano, o regime da água pouco interfere na sua regulação ecológica.
V. A ocupação sem planejamento em áreas de cabeceira, resíduos de agrotóxico resultante de práticas agrícolas e a atividade turística constituem problemas ambientais enfrentados na região.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Ross (2000, p.146), na zona tropical, estão presentes as florestas tropicais da Índia, do Sudeste Asiático, da América Central e do Sul, do Norte da Austrália, do Oeste da África e das ilhas tropicais do oceano Pacífico.
Os três globos mostram a porcentagem de terra coberta por florestas.
Figura: Estatísticas Mundiais de Distribuição das Florestas Tropicais
Analise as afirmativas.
I. Em 1950, cerca de 30% do planeta estavam cobertos por florestas tropicais.
II. Já em 1975 a área coberta por florestas havia diminuído em 12%.
III. No ano de 2000 poderemos nos considerar afortunados se a terra possuir 47% de florestas tropicais.
IV. Este decréscimo contrasta notavelmente com as florestas temperadas, cuja superfície permanece constante, em torno de 98% (graças ao reflorestamento).
Assinale a alternativa correta.
Compreende um conjunto de serras de cristas paralelas, com topos arrasados e depressões interplanálticas e intermontanas, localizadas na porção centro-sul de Mato Grosso. Na perspectiva geomorfológica estão situadas entre a Depressão Cuiabana, a Depressão do Alto Paraguai e os Planaltos dos Guimarães e dos Parecis. Essas serras atuam como divisor de águas das bacias Amazônica e do Paraná.
O enunciado refere-se: