Filtrar


Questões por página:

A classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross em 1989 se realizou compondo os estudos de Azis Ab’Saber e a análise das imagens de radar do projeto Radambrasil. Ela considera a existência de três grandes unidades de relevo, a saber: planícies, planaltos e depressões.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as unidades de relevo:


I. formações marcadas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.

II. formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.

III. formações circundadas por extensas áreas de depressões e que colocam em evidência os relevos mais altos que ofereceram maior dificuldade ao desgaste erosivo.


Assinale a alternativa correta.

Enquanto na Amazônia os ciclos são de “chuva” (inverno) e “seca” (verão), nessas regiões os ciclos anuais são de “cheia” e “vazante”. Durante as cheias elas são alagadas e a água do rio deposita grande quantidade de matéria orgânica, renovando a fertilidade dos seus solos. MEIRELLES FILHO, João.O livro de ouro da Amazônia. EDIOURO. Rio de Janeiro.2006.
O trecho acima refere-se:
Entre as alternativas a seguir, a que melhor define o clima, em grande parte, do estado do Acre é:
Questão Anulada
O Brasil é um país com significativa diversidade de relevos, sendo que o IBGE classifica mais de 30 unidades de relevo no território. A partir dessa classificação o estado do Acre possui poucas unidades de relevo. Assinale a alternativa que indica a principal unidade de relevo no estado do Acre.
Entre os rios acreanos a seguir, o que se localiza na porção mais ocidental do estado é o rio: