Filtrar


Questões por página:
A chapada dos Parecis, em Rondônia,

“O homem chega já desfaz a natureza,
tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar...
...debaixo d'água lá se vai a vida inteira...”
(Sá e Guarabira)

O trecho da música acima se refere à Represa de Sobradinho no Vale do Rio São Francisco, na região Nordeste do país, mas serve para exemplificar os danos causados pela instalação da Hidrelétrica do Jirau, no município de Porto Velho, em Rondônia. As hidrelétricas do Rio Madeira foram comparadas a uma “bomba atômica” pela ambientalista Telma Monteiro, em seu blog: “as barragens produzem o efeito arrasador de uma bomba sobre o solo, enviando ondas de destruição na Amazônia, provocando um desequilíbrio ambiental. A Amazônia é frágil e basta um único mega-projeto para desencadear e propagar a destruição”. Como consequência social e ambiental, respectivamente, da instalação da Hidrelétrica do Jirau podemos citar:

As afirmativas abaixo estão relacionadas aos cursos d'água como veículos transportadores de partículas:

I. Os processos fuviais de erosão, transporte e deposição de sedimentos são defnidos pela distribuição da velocidade e da turbulência do fuxo e estão em constantes mudanças.

II. As questões que incorporam a dimensão socioespacial e a problemática ambiental priorizam a potencialidade dos recursos hídricos.

III. Ao longo do perfllongitudinal, ao contrário do período chuvoso e de fuxos caudalosos, quanto mais lenta e uniforme é a velocidade do fuxo, menores os processos erosivos e a capacidade de trabalho.

Marque a alternativa CORRETA:

Os biomas brasileiros, como o CERRADO, apresentam aspectos fsionômicos diferenciados. Assinale a opção que NÃO representa uma característica fundamental do cerrado, um dos mais afetados pelo processo de substituição da vegetação nativa.
Acerca dos aspectos físicos do Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta.