Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Há 70 anos, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki protagonizaram duas das maiores tragédias mundiais com as bombas lançadas pelos Estados Unidos, que causaram uma devastação e destruição sem tamanho. No entanto, foi na madrugada de 26 de abril de 1986, que ocorreu o que foi classificado como “pior desastre nuclear da história”. Um dos quatro reatores da planta de Chernobyl, na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), explodiu e causou um incêndio que liberou enormes quantidades de partículas radioativas na atmosfera. Hoje, com a extinção da URSS, o local onde o desastre se efetuou está situado em que nação?
mostrar texto associado
Passado 70 anos desta catástrofe e da rendição do Japão, como a nação oriental se encontra hoje no cenário internacional?

Analise o trecho que trata de um período do processo evolutivo da ciência geográfica.


“Com a queda do Império Romano e a difusão do Cristianismo iniciou‐se um período de regressão no conhecimento científico e, portanto, no conhecimento geográfico. As causas para esta regressão podem encontrar‐se no contexto social, econômico e religioso que se viveu durante este período histórico. Durante esse período a adoção dos conhecimentos bíblicos tornou‐se evidente na cartografia. Se o pensamento geográfico continuou a existir (ele é praticamente inerente à existência do próprio homem), ao não ser formalizado em termos científicos, mas sim ao procurar respostas na ordem religiosa, provocou o desaparecimento da geografia como ciência durante este enorme período da história. Enquanto a ciência decaía no mundo ocidental, no mundo árabe, com o estabelecimento do Império Muçulmano, depois do ano 800 d.C., passou a verificar‐se um desenvolvimento científico.”

(Adaptado: Ferreira, Conceição Coelho e Simões, Natércia Neves. A Evolução do Pensamento Geográfico. Editora Gradiva,1986 p.44‐46.)


O período retratado trata da geografia no(a):

Relacione adequadamente os teóricos da geopolítica às suas respectivas teorias geopolíticas.


1. Mahan.

2. Mackinder.

3. Haushofer.


( ) Construiu uma teoria que tem na geoestratégia a chave para a hegemonia mundial. Tido como “o propugnador do poder terrestre”, criou conceitos que foram reproduzidos por praticamente todos os demais geopolíticos pivot area, world island, anel insular, anel interior ou marginal e, principalmente, heartland.

( ) Para o referido autor a chave para a hegemonia mundial estaria no controle das rotas marítimas. A posse de tal área seria indispensável para um Estado que almejasse tornar‐se uma potência mundial. Pode ser considerado “o evangelista do poder marítimo”.

( ) Esboçou uma “ordem mundial ideal”, que consistiria na divisão do mundo em quatro “blocos” ou zonas continentais, a saber: zona de influência alemã, zona de influência dos Estados Unidos, zona de influência da Rússia e zona de influência do Japão.


A sequência está correta em

Leia o trecho a seguir que trata da questão demográfica e da saúde.


“O primeiro passo para uma vida longeva foi dado com o controle das doenças infectocontagiosas e com o investimento em saneamento básico, na primeira metade do século XX, o que reduziu drasticamente o número de mortes precoces. Desde o início do século passado, a expectativa de vida deu um salto. Mas a meta ideal não se restringe a ultrapassar os limites de idade. É preciso ter saúde e disposição para desfrutar a segunda metade da vida. O envelhecimento em boa forma física e mental só se tornou possível com o controle, sobretudo nas últimas décadas, dos males que afetam os idosos.”

(Adaptado: Lopes, Adriana Dias. Aos 60 com pique de 50. Veja,30 de Julho 2008, p.103.)


De acordo com a afirmativa anterior, analise os fatores a seguir atrelados à saúde.

I. Exames preventivos.

II. Tratamentos mais eficazes.

III. Acesso a planos de saúde.

IV. Adoção de hábitos mais saudáveis.


São fatores‐chave que contribuem no aumento da longevidade