Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O norte da África é a região mais antiga do mundo ocupada por seres humanos. Os fósseis de hominídeos encontrados ali, na Tanzânia e no Quênia, têm cerca de cinco milhões de anos. ( ) É o continente mais carente do mundo sendo dos 30 países mais pobres, pelo menos 21 são africanos. ( ) A vegetação predominante é a floresta equatorial. Ao Norte e ao Sul desta faixa, região de verões quentes e úmidos, surgem as savanas, que compõem o tipo de vegetação mais farta do continente. ( ) Uma das características marcantes do continente é a sua riqueza mineral, que, inclusive, é a promessa de crescimento econômico maior que a média mundial nos próximos anos. Com a descoberta de extração de recursos naturais em países como Moçambique, Níger e Zâmbia, o continente tende a atrair mais investidores estrangeiros. A sequência está correta em
Conjunto de entidades cuja atuação se faz para além dos Estados e suas fronteiras internas e externas. Inicialmente, atuavam por razões humanitárias em situações-limite de guerra. Na atualidade, sua atuação se ampliou muito, tornando-se mesmo um fenômeno sociológico e político de grande envergadura.
Discute-se no texto o conceito de
Todavia, embora agora divididos pelas diferenças das condições locais, pelas nacionalidades e as classes, os movimentos revolucionários de 1830-1848 continuaram tendo muito em comum. Em primeiro lugar, como vimos, eles continuaram sendo em grande parte organizações minoritárias de conspiradores da classe média e intelectuais, frequentemente exilados ou limitados ao mundo relativamente pequeno dos letrados. (Quando as revoluções eclodiam, é claro, o povo comum vinha à cena por si mesmo. Dos 350 mortos na insurreição de Milão, em 1848, só cerca de uma dúzia eram estudantes, funcionários ou gente de famílias proprietárias de terras. Setenta e quatro eram mulheres e crianças, e o resto se constituía de artesãos ou trabalhadores.) Em segundo lugar, eles mantiveram um padrão comum de procedimento político, de ideias estratégicas e táticas etc, derivadas da experiência e da herança da Revolução de 1789, e um forte sentido de unidade internacional.

(Eric Hobsbawm, A era das revoluções – 1789-1848)

Segundo Eric Hobsbawm, as lutas sociais desse contexto foram

O texto traz um recorte da entrevista com o historiador Quentin Skinner.
Gostaria de falar sobre aspectos dessa filosofia social que foram tremendamente importantes e valiosos para mim. O primeiro é o aspecto metodológico. Acredito que todos nós em nossa sociedade interiorizamos a essa altura um pressuposto fundamental dessa metodologia, isto é, que o ser social determina a consciência. Outro aspecto diz respeito à pertinência de seu diagnóstico social. Não se pode negar que ele nos forneceu vocabulário e conceitos explanatórios valiosos para falarmos sobre as relações sociais de qualquer sociedade, sem empregar seus conceitos específicos, como alienação e exploração.
(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. As muitas faces da história – Nove entrevistas. Adaptado)

No texto, o entrevistado caracteriza o
“... faz parte da proposta conhecida como Plano Bush – iniciativa para as Américas, que visa à integração pan- -americana sob a liderança dos EUA. É importante salientar que Brasil e Argentina respondem por cerca de 40% (US$ 189 bilhões) da dívida externa total da América Latina e Caribe. Dessa forma, a integração regional vem, de um lado, servir de alternativa para resolver os problemas de ajustes e pagamentos da dívida externa, e de outro, estabelecer novas regras para a região se ajustar ao comércio internacional.”

(Oliveira, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: Ross, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil, 1995, p.263)


O professor Ariovaldo, nesse texto, refere-se à criação