Questões de Concurso
Filtrar
162 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 33
Questões por página:
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), teve início uma nova fase da produção industrial. Profundas transformações ocorreram no espaço geográfico mundial durante a segunda metade do século XX, que não se restringiram ao setor industrial. Ampliou-se, nesse período, a integração entre a ciência e a produção, inaugurando a chamada revolução técnico-científico-informacional. Sobre as características da revolução técnico-científico-informacional, analise.
I. As inovações tecnológicas, rapidamente transferidas para as atividades produtivas, possibilitaram a informatização dos sistemas de produção industrial, inserindo a robotização nas linhas de montagem.
II. O trabalho das máquinas passou a substituir cada vez mais o trabalho humano, com a necessidade de reduzir os custos, resultando no desemprego sazonal.
III. Outras mudanças acompanharam essa terceira fase da Revolução Industrial, como a terceirização de atividades que não são consideradas o objetivo principal da empresa (por exemplo, manutenção de máquinas, serviços de limpeza, fornecimento de alimentos para os funcionários, segurança, entre outros serviços prestados por outras empresas ou pessoas especializadas).
Estão corretas as afirmativas
Leia o texto a seguir.
Organizações e lutas dos trabalhadores
Tempo de greve
Já era tempo de os trabalhadores terem as coisas a seu modo...
E por um dia de trabalho receberem um dia de salário
Este é o momento para fazer greves, pelo menos assim parece
O monopólio recebeu golpes, mas este deve ser fatal
Os trabalhadores aos milhares se queixam, seu fardo é pesado
Que a ordem marque sua conduta, que encontrem o sucesso ao final.
(ARNO, Aloísio Goettems. JOIA, Antônio Luís. Geografia – Leituras e Interação. São Paulo.2ª edição 2016 p.14.)
Com base na letra da música e nos conhecimentos sobre organização e lutas dos trabalhadores, analise as afirmativas a seguir.
I. A letra da canção conclama os trabalhadores a uma marcha grevista, sob a reinvindicação de “um dia de trabalho igual a um dia de salário”, base de muitos movimentos.
II. Os empresários industriais nunca conseguiram a aprovação de leis que proibiam a organização de greves e sindicatos.
III. Os movimentos dos trabalhadores denunciavam as injustiças que aconteciam no sistema fabril, muitos eram presos e perseguidos por isso.
IV. Eram incomuns as greves de trabalhadores empregados nos setores que enfrentavam crises.
Estão corretas as afirmativas
Observe a figura a seguir:
As regiões “A” e “B” tornaram-se independentes da China no início do século XX, mas foram reincorporadas ao território chinês após a revolução socialista de 1949. Ambas as regiões estão em conflito com o governo de Pequim: “A” pela independência total e “B” pela autonomia.
Assinale a alternativa correta que correspondem as regiões A e B, respectivamente:
Leia o texto abaixo.
Fim da década de 50. A política desenvolvimentista de Juscelino Kubitscheck começa a transformar as feições agrárias do Brasil em potência industrial. A ousadia do Plano de Metas do governo previa 50 anos de progresso em apenas cinco de mandato presidencial. O país se modernizou, ganhou indústrias e uma nova capital federal [...]. Para inserir o Nordeste brasileiro no rumo do desenvolvimento, Juscelino contou com uma convergência de forças [...]. Políticos, empresários e líderes populares [...] deram o apoio que faltava para que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste saísse do papel. A Sudene foi criada em 1959, com sede em Recife.
Disponível em:<http://migre.me/tsQSC> . Acesso em: 5 abr.2016.
De acordo com esse texto, a aplicação desse tipo de política no Brasil tinha o objetivo de