Questões de Concurso
Filtrar
162 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 33
Questões por página:
Considerando a geografia do estado de Alagoas e a figura apresentada, que ilustra os estados que compõem a região Nordeste de acordo com a divisão regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), julgue o item a seguir.
O estado de Alagoas é segunda menor unidade político-administrativa da região Nordeste em termos de superfície territorial, estando atrás apenas de Sergipe, o estado de menor extensão da região.
Sobre a posição das potências na nova ordem mundial, analise as afirmativas a seguir. I. Os Estados Unidos pretendem manter uma posição hegemônica na nova ordem pós-bipolar, assumindo a defesa e difusão dos valores democráticos por meio de uma diplomacia multilateral sintetizada no slogan “América em primeiro lugar”. II. A China mantém um modelo pragmático de desenvolvimento para fortalecer sua soberania e ampliar suas áreas de influência no sistema internacional, com iniciativas como a Belt and Road, que amplia sua presença na Ásia, na África e na Europa. III. O potencial da China e as ambições de liderança regional da Rússia e da Índia mostram que a ordem mundial do século XXI pode ser marcada pelo retorno da disputa de poder, e que a hegemonia norte-americana estaria ameaçada nessa ordem multipolar.
Está correto o que se afirma em
Analise a tabela a seguir.
A leitura da tabela e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico brasileiro permitem afirmar que
Analise o mapa para responder à questão.
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre o contexto geopolítico e geoeconômico mundial permitem afirmar que as áreas em destaque no mapa
A África é o lugar em que a China mais investe. Segundo um porta-voz do Ministério do Exterior chinês, somente no primeiro semestre de 2016, Pequim fechou 245 novos acordos no valor de 50 bilhões de dólares no continente africano, superando, há muito, os EUA e as antigas potências coloniais europeias.
(https://bit.ly/2ORguZ4. Acesso em: 20.08.2018. Adaptado)
A presença chinesa no continente africano