Filtrar


Questões por página:
O processo de perfuração por circulação de água, associado aos ensaios penetrométricos, deve ser utilizado até onde se obtiver, nesses ensaios, algumas condições, dentre elas: em (X) m sucessivos, se obtiver (Y) golpes para penetração dos (Z) cm iniciais do amostrador-patrão. Assinale a alternativa correta, que corresponde a (X), (Y) e (Z):
A cravação do amostrador-padrão é interrompida antes dos 45 cm de penetração sempre que ocorrem algumas situações, uma delas é a quantidade total de golpes aplicada durante toda a cravação. Assinale a alternativa que representa esse total de golpes.
A escolha do tipo de fundação é responsabilidade do engenheiro projetista e é feita baseada nas informações geológicas, as quais devem fornecer dados sobre o terreno de fundação. Em relação as informações geológicas, analise:
I- O método mais comum para investigação geológica da fundação de edifícios é o de sondagem à percussão com circulação de água, acompanhado pelo ensaio normalizado de penetração (SPT) ou sondagem de simples reconhecimento do solo; II-Para fundações de barragens com exceção de obras que exijam estudos especiais usam-se todos os métodos de investigação geológica. Neste caso, os mapas geotécnicos podem fornecer valiosas informações; III- Quando a fundação é rochosa, ou parcialmente rochosa, usa-se outro método de sondagem, a sondagem rotativa com broca de diamante e extração de testemunho de sondagem.
Dos itens acima:
Ensaio geotécnico é um conjunto de estudos realizados a fim de definir os parâmetros do solo ou rocha para um determinado projeto. Essa análise é feita a partir de sondagem, estudos de campo ou laboratoriais.
Em relação aos ensaios para determinação da permeabilidade de material granular é correto afirmar que
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o rompimento da barragem provocou a destruição de 133,27 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,65 hectares de áreas de proteção permanente (APP). O rompimento em 2019 despejou 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos da mineração no rio. A lama percorreu mais de 300km, afetando 18 municípios e atingindo 944 mil pessoas.
O rio afetado pelo rompimento da barragem de Brumadinho foi o