Filtrar


Questões por página:

As bacias sedimentares são depressões do relevo preenchidas por minerais e rochas, e por sedimentos diversos, inclusive orgânicos. Atente ao que se diz sobre as bacias sedimentares.


I. No período Holocênico, o mar invadiu a América do Sul pelo ocidente; esse mar recobriu e uniu, por algum tempo, as grandes bacias sedimentares brasileiras.

II. As principais reservas petrolíferas e carboníferas do planeta datam, respectivamente, das eras Mesozoica (período Cretáceo) e Paleozoica (período Carbonífero).

III. A Bacia do Paraná abrange cerca de 1 milhão de km². Suas camadas profundas de arenitos, datadas da Era Paleozoica e o início da Era Mesozoica, assinalam o começo do ciclo de sedimentação continental.


Está correto o que se afirma em

Os ambientes de sedimentação deltaica existem em várias regiões do mundo e têm grande relevância para o entendimento de diversos processos fluviais, costeiros e ambientais. Considerando estes ambientes, analise as afirmações abaixo.


I. Em parte, é da relação entre a carga de sedimentos transportada pelos rios e da quantidade de energia do ambiente de deposição que se pode explicar a formação de deltas.

II. Os depósitos de preenchimento de canais, depósitos de diques naturais e depósitos de pântanos e lagos podem ocorrer em áreas de planície deltaica.

III. Os deltas são feições associadas a eventos de regressão ou estabilização marinha, onde estuários são progressivamente assoreados, evoluindo para deltas.


Está correto o que se afirma em

Dentre os tipos de metamorfismo, destacam-se o metamorfismo regional, o de contato e o dinâmico. Atente ao que se diz sobre estes tipos de metamorfismo.


I. O metamorfismo regional é responsável pela formação da grande maioria das rochas metamórficas na crosta terrestre; pode estar associado a grandes volumes de rochas graníticas.

II. O metamorfismo de contato desenvolve-se nas rochas encaixantes ao redor de intrusões magmáticas, formando as auréolas de metamorfismo de contato.

III. O metamorfismo dinâmico desenvolve-se em faixas longas e estreitas nas adjacências de falhas ou zonas de cisalhamento.


Está correto o que se afirma em

Os abalos sísmicos, independente de sua escala, são o resultado do acúmulo lento e da liberação rápida de tensões em regiões da crosta terrestre. O ponto onde se inicia a ruptura ou a liberação das tensões acumuladas é chamado de
Considerando a propagação das ondas S e P, sabe-se que no núcleo externo não há propagação de ondas do tipo S, em virtude de este núcleo