Questões de Concurso
Filtrar
108 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 22
Questões por página:
Considerando as propriedades dos minerais, analise as afirmações a seguir, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A clivagem e a tendência do mineral de partir-se em planos regulares estão relacionadas com a estrutura cristalina. O quartzo, por exemplo, possui um plano ou direção de clivagem.
( ) Para a comparação da dureza de diferentes minerais, utiliza-se a escala relativa de Mohs. Nesta escala, o ortoclásio tem dureza 6 enquanto a fluorita tem dureza 4.
( ) Galena e magnetita possuem hábitos cristalinos cúbico e octaedro, respectivamente.
( ) Na estrutura de muitos minerais, algumas ligações químicas são mais fracas que outras; ao longo dessas ligações fracas, os minerais tendem a quebrar-se.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Devido a suas características e particularidades nos mais diversos tipos de uso, os minerais e as rochas industriais vêm sendo cada vez mais utilizados pela sociedade moderna. Analise as afirmações abaixo sobre esses materiais minerais.
I. Os minerais e rochas industriais estão presentes em diversos segmentos industriais modernos, como na fabricação de fertilizantes, cimento, vidros e eletroeletrônicos, dentre outros.
II. O talco e o amianto são exemplos de minerais industriais não metálicos.
III. No Brasil, o setor da construção civil é um dos que mais consomem minerais e rochas industriais.
Está correto o que se afirma em
COLUNA I
1. Atectônicas
2. Tectônicas
3. Sinclinais
4. Anticlinais
COLUNA II
( ) Dobras relacionadas com a dinâmica interna do planeta.
( ) Dobras relacionadas com a dinâmica externa do planeta.
( ) Dobras com convexidade para baixo, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais novas encontram-se no seu núcleo.
( ) Dobras com convexidade para cima, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais antigas encontram-se no seu núcleo.
A sequência correta, de cima para baixo, é
O texto trata de um tipo de aquífero comum às regiões semiáridas do Brasil, denominado aquífero