Filtrar


Questões por página:

Analise o mapa a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em:<https://www.thoughtco.com/seismic-hazard-maps-of-the-world-1441205> . Acesso em: 9 abr.2018 (Adaptação).


No espaço sul americano retratado no mapa, a probabilidade de ocorrência de terremotos nos próximos 50 anos não
“A teoria da tectônica de placas é recente, mas sua formulação baseia-se em mais de 100 anos de especulações, pesquisas geológicas e debates. Com a formulação da teoria da tectônica de placas surge uma nova explicação para um dos mais antigos e controvertidos temas da geologia – o da deriva continental. A ideia de que os continentes não foram fixos durante toda a história da Terra e, sim, de que sofreram movimentos relativos sobre a sua superfície só agora se torna mais compreensível e aceita com a explicação do ponto de vista da tectônica de placas.”

(Popp, José Henrique. Geologia Geral.6ª ed. Rio de Janeiro: LTC,2010 p.11.)

Sobre a teoria da tectônica de placas, analise.

I. Procura demonstrar que a superfície semirrígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera.
II. A superfície semirrígida da crosta sofre movimentos; com isso, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo.
III. O fenômeno da tectônica de placas processa-se em escala global, mas se encontra evidenciado segundo direções preferenciais ou regionais.

Estão corretas as alternativas
Brasil entra na corrida por terras raras, o ouro do século 21

Reservas nacionais atraem investimentos externos em busca de minerais estratégicos para smartphones e carros elétricos.
Se você ainda não sabe o que são terras raras, prepare-se, porque nos próximos anos esse conjunto de 17 minerais fará cada vez mais parte da sua vida. Elementos de nomes estranhos como disprósio, lantânio e promécio tornaram-se essenciais para a indústria de alta tecnologia. Eles são responsáveis pela finura dos tablets, fazem o seu celular vibrar e acendem as futuristas lâmpadas de LED. Por trás de tanta modernidade, a briga pela supremacia na exploração das terras raras deu início a um intrincado jogo de interesses econômicos, diplomáticos e industriais, tendo a China, maior produtora mundial, como fiel da balança.
Mas o Brasil, depois de um século, pode estar de volta ao jogo. No ano passado, o serviço geológico do governo dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) apontou o País como a nova fronteira global de minerais raros. Segundo a agência americana, o potencial nacional chega a 52 milhões de toneladas em reservas. [...].

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=84231. Acesso em: 07/03/2013.

A existência de recursos naturais tão importantes no território brasileiro refere-se a aspectos pré-existentes no espaço nacional. O aspecto natural que explica a presença de terras raras no Brasil está associado:

Analise a figura a seguir, que representa o movimento da Terra em volta do Sol.


Imagem associada para resolução da questão


A órbita terrestre é elíptica, o que aproxima a Terra do Sol em determinados momentos e a afasta em outros, variação esta responsável pela ocorrência das estações do ano.


Considerando essas informações, o que se afirma nesse trecho está

As forças exógenas são forças externas, que provocam alterações físico-químicas na superfície terrestre. Acerca do exposto, analise as alternativas a seguir.


I. Intemperismo químico e físico.

II. Intemperismo biológico.

III. Epirogênese.

IV. Orogênese.

V. Vulcanismo.


Fazem parte das forças exógenas apenas as alternativas