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166 Questões de concurso encontradas
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Concurso:
Prefeitura de Monte Castelo - SC
Disciplina:
Matemática
Analise o segmento de retas abaixo:
Considerando que as retas b e d são paralelas, qual é o valor de x?
Concurso:
Prefeitura de Água Boa - MT
Disciplina:
Matemática
A figura a seguir representa uma escultura metálica em forma de cone circular reto, cujo vértice V pertence a uma superfície plana β.
Considere que:
• P é o ponto da base do cone mais distante de β; • Q é o ponto da base do cone mais próximo de β; • R é um ponto que pertence a β; • Os segmentos PV e QR, ambos perpendiculares a β, medem, respectivamente,2 m e m.
Assim, a área da superfície lateral dessa escultura, em m², é igual a:
Considere que:
• P é o ponto da base do cone mais distante de β; • Q é o ponto da base do cone mais próximo de β; • R é um ponto que pertence a β; • Os segmentos PV e QR, ambos perpendiculares a β, medem, respectivamente,2 m e m.
Assim, a área da superfície lateral dessa escultura, em m², é igual a:
Determine o valor de x no seguimento abaixo, sabendo que “a” e “b” são retas paralelas:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Disciplina:
Matemática
O método de integração tem sua origem no método da exaustão, o qual admite que uma grandeza possa ser subdividida indefinidamente e sua base seja a proposição: se de uma grandeza qualquer subtrai-se uma parte não menor que sua metade, do restante subtrai-se também uma parte não menor que sua metade, e assim por diante, se chegará, por fim, a uma grandeza menor que qualquer outra predeterminada da mesma espécie. Arquimedes aplicou este método para calcular a área de uma região limitada por um arco de parábola e pelo segmento que une as extremidades de tal arco (problema conhecido como a quadratura da parábola). Considere o arco de parábola de extremidades
A e B e os pontos C, D, E de , obtidos traçandose os segmentos LC, MD, NE paralelos ao eixo focal da parábola, onde L, M, N são pontos médios dos segmentos AB, AC, BC, respectivamente (veja Figura 1). Denotando, de maneira geral, como área do triangulo de vértices destacados, Arquimedes mostrou que
Repetindo sucessivamente esse raciocínio, conclui-se que a área da região limitada pelo arco de parábola e pelo segmento AB (segmento parabólico) é dada por
Dada a parábola y = x2 - 4x + 4 e seus pontos A(1,1) e B(4,4), o valor da área do segmento parabólico, em unidade de área, é:
A e B e os pontos C, D, E de , obtidos traçandose os segmentos LC, MD, NE paralelos ao eixo focal da parábola, onde L, M, N são pontos médios dos segmentos AB, AC, BC, respectivamente (veja Figura 1). Denotando, de maneira geral, como área do triangulo de vértices destacados, Arquimedes mostrou que
Repetindo sucessivamente esse raciocínio, conclui-se que a área da região limitada pelo arco de parábola e pelo segmento AB (segmento parabólico) é dada por
Dada a parábola y = x2 - 4x + 4 e seus pontos A(1,1) e B(4,4), o valor da área do segmento parabólico, em unidade de área, é: