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Dois barris cilíndricos com base circular de áreas iguais a A e 9A são empurrados para rolar por um plano horizontal sem deslizar. Sabe-se que os dois barris têm um furo em uma das bases por onde escoa constantemente um líquido que mancha o piso. No começo do movimento, ambos os furos estavam o mais próximo possível do chão:

Imagem associada para resolução da questão


Após 3 giros completos de ambos os barris, o comprimento da mancha feita pelo barril menor corresponderá a uma fração do comprimento da macha deixada pelo barril maior equivalente a:
A administração da Câmara Municipal deseja pintar a fachada do prédio onde ocorrem as reuniões dos vereadores. Ao orçar o preço da pintura, constatou-se que o valor seria cobrado por metro quadrado da fachada representada pela figura a seguir:




013.png (176×230)




Considerando que o preço de cada metro quadrado de pintura custa R$ 42,00, o total a ser pago pela pintura da fachada inteira da Câmara Municipal está mais próximo de qual das alternativas a seguir?
O Banco Central do Brasil convidou um artista plástico para construir uma réplica comemorativa devido aos dez anos de lançamento da moeda de um real.
Imagem associada para resolução da questão

(Disponivel em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedasemitidas/. Acesso em: 25/11/2023.)

Para a construção da obra, o artista plástico deveria solicitar de uma usina a quantidade aproximada de aço puro e aço banhado a bronze, que seria necessária para a construção do núcleo e do anel da moeda, respectivamente. Sabe-se que a obra vai ter 10 centímetros de espessura, diâmetro total de 6 metros e diâmetro da parte interna, correspondente ao núcleo igual a 4 metros. Utilizando π ≈ 3, qual o volume aproximado, em metros cúbicos, de aço banhado a bronze que o artista plástico teve que solicitar à usina para a constução de sua obra?
Durante a aula de geometria, o professor explicou aos alunos o significado dos ternos pitagóricos. Os ternos pitagóricos são sequências de números naturais que representam a medida dos lados de um triângulo retângulo. Como exemplo, o professor usou um triângulo com 36 cm de perímetro sendo que seus lados são um terno pitagórico e formam uma progressão aritimética crescente (l1; l2; l3 ) de razão 3. A área em cm² do triângulo utilizado como exemplo pelo professor é igual a:
Determinado professor desafiou seus alunos do curso de matemática a construírem um triângulo retângulo de área 54 cm² utilizando três varas de madeira com 15 cm cada. Nesse desafio, até duas das varas podem ser cortadas para que seu tamanho seja reduzido, devendo descartar-se um dos pedaços das varas cortadas, pois estes pedaços não podem ser colados para construírem um lado do triângulo. Dessa forma, para que seja possível a construção da figura proposta pelo professor, os alunos devem descartar um comprimento total dessas varas de madeira correspondente a: