Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Parte significativa dos novos países surgidos com o fim do sistema de bipolaridade que marcou as relações internacionais no pós-Segunda Guerra situa-se na antiga Cortina de Ferro, denominação usada para identificar os Estados que, na Europa do Leste, constituíam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou sua área de influência.

mostrar texto associado

A anexação da Crimeia pela Rússia, em março de 2014, foi um ato de força de Vladimir Putin, sem amparo em normas internacionais que regem o tema e sem a anuência da população local, até então subordinada à Ucrânia, mas dotada de elevado grau de soberania.

mostrar texto associado

O IRA, grupo guerrilheiro que luta pela independência da Irlanda, recrudesceu sua atuação nos últimos dois anos, praticamente ressurgindo das cinzas depois de quase dizimado pelo governo de Margareth Thatcher, nos anos oitenta do século passado.

mostrar texto associado

Na Ucrânia, a crise, que se arrastou no tempo, com as multidões ocupando as ruas de sua capital, Kiev, deve-se, entre muitas outras razões, à estratégica opção pela aproximação com a União Soviética ou a integração à União Europeia.

Julgue o item que se segue, concernentes a problemas atuais de segurança internacional e regional.

Ao incorporar a Crimeia ao seu território praticamente sem resistência ucraniana, aproveitando-se da divisão vigente na população local e das limitações orçamentarias enfrentadas pelos EUA e pela União Europeia, a Rússia redefiniu sua posição geopolítica no contexto europeu, assegurando o acesso às bases navais de Sebastopol, no mar Cáspio.