Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na fundação superficial (também conhecida como rasa ou direta), a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.

II. A estaca tipo Franki é um tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído por um elemento pré-moldado.

III. Independentemente da extensão dos ensaios preliminares que tenham sido realizados em uma fundação, devem ser feitas investigações adicionais sempre que, em qualquer etapa da execução da obra, for constatada uma diferença entre as condições locais e as indicações fornecidas por aqueles ensaios preliminares, de tal sorte que as divergências sejam completamente omitidas. Em decorrência da interdependência que há entre as características do maciço investigado e o projeto estrutural, é recomendável que as investigações não sejam acompanhadas pelos responsáveis que executarão o projeto estrutural e o de fundação, evitando, assim, qualquer interferência indevida nos resultados.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
O processo construtivo da estaca Strauss é uma estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada sobre uma bucha seca de pedra e areia previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Essa estaca possui base alargada e é integralmente armada.
mostrar texto associado
A estaca tipo broca é um tipo de fundação profunda executada por perfuração com trado e posterior concretagem.
Em terreno arenoso, cujo peso específico natural é 19,0 kN/m³ e o nível de água se encontra a 2 metros de profundidade, para analisar o estado das tensões a 6 metros de profundidade, sabendo que esta areia possui ângulo de atrito interno de 35°, as tensões horizontais totais e efetivas, respectivamente, são:
Em uma cortina vertical, com 3 metros de altura e 5 metros de largura, contém um solo com peso específico de 18kN/m³, com ângulo de atrito interno de 30 graus e coesão nula. Considerando que não haja atrito entre o solo e a cortina e que o terrapleno é horizontal, o empuxo de terra total atuante na estrutura, de acordo com a Teoria de Rankine, é: