Filtrar


Questões por página:

A profundidade a ser explorada pelas sondagens de simples reconhecimento, para efeito do projeto geotécnico, é função do tipo de edifício, das características particulares de sua estrutura, de suas dimensões em planta, da forma da área carregada e das condições geotécnicas e topográficas locais. Sobre a metodologia de sondagem de simples reconhecimento, analise as afirmativas a seguir:


I. A exploração deve ser levada a profundidades tais que incluam todas as camadas impróprias ou que sejam questionáveis como apoio de fundações, de tal forma que não venham prejudicar a estabilidade e o comportamento estrutural ou funcional do edifício.

II. As sondagens devem ser levadas até a profundidade onde o solo não seja mais significativamente solicitado pelas cargas estruturais, fixando-se como critério aquela profundidade onde o acréscimo de pressão no solo, devido às cargas estruturais aplicadas, for menor do que 10% da pressão geostática efetiva.

III. Quando uma sondagem atingir camada de solo de compacidade ou consistência elevada, e as condições geológicas locais mostrarem não haver possibilidade de se atingirem camadas menos consistentes ou compactas, pode-se parar a sondagem naquela camada.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

O perfil de sondagem de uma região mostrou que, para níveis inferiores ao lençol freático, existem várias camadas litológicas diferentes. Caso a finalidade da perfuração no local seja para aproveitamento de água subterrânea para atividade humana, visando à maior vazão, deve-se optar pelo estrato em que exista:
A base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade não deverá ser inferior a:
De acordo com norma específica, na combinação de ações e eventuais acréscimos de carga admissível em um projeto de fundações e ainda quando forem levadas em consideração todas as combinações possíveis entre os diversos tipos de carregamento previstos pelas normas estruturais, inclusive a ação do vento, pode-se, na combinação mais desfavorável, majorar os valores admissíveis das tensões no terreno e das cargas admissíveis em estacas e tubulões em:

Os solos das regiões tropicais apresentam uma série de peculiaridades decorrentes das condições climáticas, sendo muito heterogêneos quanto à morfologia, à composição química e às propriedades físico-hídricas. Assim, um solo difere do outro na cor, na espessura, na textura, na sua composição química, nas propriedades físico-hídricas.

 

Considere o periflesquemático abaixo:

Assinale a alternativa que identifica o tipo de solo apontado pela seta.