Filtrar


Questões por página:
No funcionamento de bancos de dados, é de suma importância preservar a integridade dos dados e de todos os pontos intermediários em transações. Nesse contexto, há duas operações envolvidas com o gerenciador de transações.

I. Operação que indica o término bem-sucedido de uma transação. Se a transação for concluída com êxito, o banco de dados é alterado permanentemente.
II. Operação que assinala o término malsucedido de uma transação. Quando ocorrer falha em qualquer uma das operações que fazem parte da transação, o banco de dados retorna ao estado anterior do início da transação.

Essas operações são conhecidas, respectivamente, por:
Nos sistemas de processamento de transações, a confiabilidade dos dados deve ser garantida. “Se todos os passos de uma transação não forem completados, a transação inteira será cancelada”. Isto refere-se à característica:
Considerando conceitos de processamento de transações em bancos de dados, analise as afirmativas a seguir. I. Uma transação é um programa em execução que forma uma unidade lógica de processamento de banco de dados que inclui uma ou mais operações de acesso, como operações de inserção, exclusão, modificação ou recuperação. II. Para especificar os limites de uma transação são utilizadas as operações explícitas BEGIN_TRANSACTION e WRITE_TRANSACTION em um programa de aplicação. III. A operação COMMIT_TRANSACTION executa as mudanças realizadas pela transação de modo que elas podem ser desfeitas posteriormente. Considerando V como afirmativa verdadeira e F como falsa, a sequência que expressa corretamente o julgamento das afirmativas é
Na teoria de bancos de dados, uma transação é um conjunto de operações cujo processamento respeita as propriedades de atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade. Em sistemas não distribuídos, a propriedade “durabilidade” é usualmente implementada por meio de
Considere dois bancos de dados, B1 e B2, localizados, respectivamente, nos servidores S1 e S2, conectados entre si pela Internet. Considere ainda que as tabelas T1 e T2 pertencem, respectivamente, aos bancos de dados B1 e B2.

Nesse cenário, a sequência de operações que NÃO caracteriza uma transação distribuída é: