Filtrar


Questões por página:

Sobre gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I No plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS), o gerador de resíduos de serviços de saúde deve estimar a quantidade dos resíduos e classificá-los em perigosos, contaminados e limpos.

II Para redução dos riscos para a saúde e o ambiente, os resíduos de serviços de saúde (RSS) não devem ser segregados no momento de sua geração.

III Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto não necessitam de tampa para vedação, devendo os resíduos serem recolhidos imediatamente após o término dos procedimentos.

IV As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam às regras estabelecidas pelos órgãos ambientais e pelos serviços de saneamento competentes.

De cima para baixo, a sequência correta é:

O manejo dos resíduos de serviços de saúde deve focar os aspectos intra e extra estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final do resíduo. Esse processo é realizado por 09 etapas, que na ordem crescente são, respectivamente:
A definição dos artigos hospitalares varia de acordo com o grau de risco de aquisição de infecções. ______ é considerado(a) um exemplo de artigo crítico. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Considerando a RDC 222/2018 da Anvisa, todos os resíduos devem ser segregados, coletados, transportados, tratados e destinados de forma adequada e segura, seguindo as normas estabelecidas pelos órgãos competentes. Sobre a classificação dos resíduos de serviços de saúde, analise as afirmativas abaixo:
I. Grupo A: resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, não podem apresentar risco de infecção.
II. Grupo B: resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
III. Grupo C: rejeitos radioativos.
IV. Grupo D: resíduos perfurocortantes ou escarificantes.
V. Grupo E: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares, elencados no Anexo I da Resolução.
Indique a alternativa correta:
Um profissional de enfermagem utilizou o ácido peracético para o processamento de alguns materiais de saúde.
Sobre o descarte desse tipo de resíduo, é correto afirmar que: