Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 66 anos, coronariopata grave, desenvolve no CTI uma pneumonia tratada com sucesso. Três dias após o início da antibioticoterapia, o quadro geral do paciente piora, com aumento da proteína C reativa, piora da leucocitose e necessidade de aumento da dose de aminas. O paciente apresentou distensão abdominal com hipertimpanismo difuso, e o RX de tórax não demonstrou piora da pneumonia. A conduta é:
mostrar texto associado
No período de internação, desconsiderando-se o uso dos demais medicamentos indicados para tratamento desse paciente e as possíveis contraindicações, é altamente recomendado, segundo as atuais evidências científicas, o uso profilático de heparina subcutânea.
mostrar texto associado
De acordo com as recentes diretrizes de conduta médica adotadas no Brasil, a estratificação clínica desse paciente permite categorizá-lo no estágio D.
mostrar texto associado
Os medicamentos essenciais para que esse paciente tenha maior sobrevida e melhor qualidade de vida são enalapril, espironolactona e carvedilol, o qual deve ser introduzido após resolução da congestão.
mostrar texto associado
A ativação neuro-humoral envolvida na fisiopatologia desse paciente contribui para o agravamento da manifestação clínica inicial, para a evolução do processo de remodelamento miocárdico e, ainda, para a progressão das alterações morfofuncionais.