Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino, 78 anos, branco, hipertenso e diabético tipo II controlado com as devidas medicações prescritas previamente, chega para uma nova consulta com queixas recentes que o médico associa a estenose da artéria carótida. O médico solicita um ecodoppler de carótidas sabendo que o tratamento cirúrgico dessas estenoses sintomáticas está comprovadamente indicado quando a estenose é:
Mulher, 60 anos, branca, vai consultá-lo após ter observado aumento do volume do pescoço. Ao examiná-la você verifica um linfonodo cervical direito fixo, indolor, com diâmetro em torno de 3cm. Exames da cabeça e pescoço sem anormalidades. A possível origem da neoplasia primária seria:
Mulher, 78 anos, branca, portadora de hipertensão arterial e hipercolesterolemia, chega ao consultório queixando-se de dor periumbilical intermitente, tipo cólica, que tem início alguns minutos após as refeições, com duração de horas. Refere emagrecimento de 10 Kg no último ano. O exame padrão ouro que deve ser solicitado para confirmar hipótese diagnóstica é:

Uma paciente de setenta e quatro anos de idade e com antecedente de hipertensão arterial mal controlada há vários anos compareceu à emergência com queixa de dispneia aos pequenos esforços nos últimos cinco dias. No exame físico, a paciente apresentava-se normocorada, com as extremidades quentes, frequência respiratória de 24 irpm, PA de 164 mmHg × 76 mmHg e frequência cardíaca de 102 bpm, turgência jugular a 30º, ictus cordis no quinto espaço intercostal esquerdo, linha hemiclavicular, ritmo cardíaco regular em três tempos (quarta bulha) e sem sopros. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes nas bases, bilateralmente. Adicionalmente, notaram-se refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. Os demais sistemas não apresentaram alterações significativas no exame clínico. A radiografia de tórax demonstrou: índice cardiotorácico de 0,4, com redistribuição vascular para os ápices e edema intersticial. O ecocardiograma revelou fração de ejeção igual a 62%, com sinais de alteração do relaxamento ventricular.

Assinale a opção que apresente a hipótese diagnóstica mais provável e uma opção terapêutica para a paciente objeto do caso clínico descrito.

mostrar texto associado

Ainda em relação ao caso clínico em apreço, visando melhor estratificação do risco de futuros eventos cardiovasculares, o exame complementar mais adequado a ser realizado nas próximas 48 h é o(a)