Filtrar


Questões por página:
Idosa de 82 anos comparece em consulta de rotina com geriatra. Nega cansaço ou fadiga. É independente para as atividades básicas e instrumentais de vida diária. Realiza fisioterapia duas vezes na semana e hidroginástica uma vez na semana. Ativa, gosta de realizar compras no mercado e ainda dirige. Possui como comorbidades diabetes, hipertensão, dislipidemia, hipotireoidismo e doença renal crônica estágio I, porém faz uso correto das medicações e apresenta comorbidades controladas. Relata perda ponderal de 3,0 kg em 2 anos. Considerando o caso clínico descrito, assinale a alternativa incorreta.
Paciente de 67 anos, iniciou quadro de tremor em membro superior direito, em repouso. Apresenta, ainda, queixa de três quedas nos últimos 2 meses. Relata sensação de “perna pesada”. Filho notou que alterações iniciaram há um ano, apresentando marcha lenta, com passos curtos. Em consulta, foi aventada a hipótese de Doença de Parkinson. Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.
Mulher de 82 anos, há alguns meses vinha apresentando quadro de dispneia aos pequenos esforços, com edema de membros inferiores. É transportada ao serviço de emergência após queda da própria altura com perda da consciência, com duração de alguns segundos, sem sintomas convulsivos associados. Ao exame físico, apresenta 2 bulhas arrítmicas, com sopro holossistólico em foco aórtico 4+/6+ com irradiação para fúrcula e foco aórtico acessório. No exame físico pulmonar, apresenta crepitações finas até 2/3 do tórax bilateral. Considerando o caso acima e a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Mulher de 72 anos, tabagista e hipertensa. Usa Losartana 100mg/dia e Hidroclorotiazida 25mg/dia. Há 1 dia iniciou com quadro de sensação vertiginosa associada a perda de equilíbrio com piora gradual e alteração de marcha. Ao exame físico, verificado head impulse test positivo e presença de nistagmo vertical. Assinale a alternativa que apresenta qual das condutas a seguir é a mais apropriada diante do quadro.
Mulher de 67 anos, relata sensação vertiginosa com duração de segundos, que piora ao movimentar-se. Relata mal-estar importante, associado a náuseas e 1 episódio de vômito após deitar-se na cama. Paciente chegou a cair duas vezes após início do quadro. Assinale a alternativa que apresenta qual das manobras apresentadas a seguir pode ser feita para definição diagnóstica dessa paciente.