Filtrar


Questões por página:
Idosa de 91 anos é levada ao pronto socorro pela filha devido episódios de agitação e confusão mentais iniciados há 2 dias. Filha refere que, há 4 dias, ela iniciou com quadro de febre, inapetência e tosse produtiva, ficando mais cansada que o habitual. Em avaliação, encontrava-se desorientada e inquieta, chegando a ver animais na parede. Não conseguia centrar-se nas orientações médicas. AP: hipertensão e demência de Alzheimer. Medicações: Losartana 50mg/dia, Donepezila 10mg à noite e Clonazepam 1mg à noite (usa há mais de 20 anos para insônia). Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.
Homem de 70 anos, diabético há 10 anos, em uso das seguintes medicações: Metformina 850mg a cada 8 horas, Glibenclamida 5mg antes do almoço e jantar; Pioglitazona 30mg/dia e Vildagliptina 50mg/dia. Compareceu em consulta de rotina queixando-se de episódios de sudorese, mal-estar e fraqueza importantes. Nessas ocasiões chegou a aferir a glicemia capilar com o aparelho da esposa que usa insulina, verificando valores abaixo de 50mg/dl. Assinale a alternativa que apresenta a medicação com maior risco de causar hipoglicemia neste paciente.
Homem de 72 anos, hipertenso, diabético e com insuficiência cardíaca com fração de ejeção de 38%. Utiliza as seguintes medicações: AAS 100mg/dia, Atorvastatina 40mg/dia Enalapril 40 mg/dia, Metoprolol 100mg/dia e Espironolactona 25mg/dia. Segundo a nova diretriz de insuficiência cardíaca da American College of Cardiology 2022, há a orientação da introdução de uma 4ª droga com efeito na redução da mortalidade deste paciente. Assinale a alternativa que apresenta a classe farmacológica de tal medicação.
Com o envelhecimento, há uma modificação do ciclo sono-vigília e, dessa forma, as queixas de insônia e sono não reparador devido despertares noturnos são frequentes. Em um paciente idoso, com quadro de insônia e transtorno de humor depressivo/ansioso, já tendo sido abordada a higiene do sono sem melhora dos sintomas, assinale a alternativa que apresenta qual é a melhor escolha terapêutica.
Homem de 78 anos, apresenta sintomas depressivos importantes desde o falecimento da esposa há 4 meses. Na escala de Depressão Geriátrica de Yasavage, pontuou 8. Além disso, apresenta insônia inicial e relata perda ponderal de 2kgs nos últimos 4 meses. Hipertenso com bom controle pressórico, em uso de inibidor da enzima conversora de angiotensina. Nega demais comorbidades. Considerando o quadro clínico, assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes antidepressivos seria a melhor escolha para o tratamento do paciente.