Filtrar


Questões por página:

Assinale F para falso e V para verdadeiro, Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem.

( )Os estudos sobre a Teoria Construtivista começaram com Piaget (1896-1980), que foi um biólogo com preocupações eminentemente epistemológicas (Teoria da Conhecimento), numa perspectiva interdisciplinar.

( ) A grande pergunta que formulou foi: "Como se passa de um conhecimento menos elaborado para um conhecimento mais elaborado?"

( ) Pesquisou e elaborou uma teoria sobre os mecanismos cognitivos da espécie (sujeito epistêmico) e dos indivíduos (sujeito psicológico).

( ) Piaget, entendendo ser praticamente impossível remontar aos primórdios da humanidade e compreender qual foi, efetivamente, o processo de desenvolvimento cognitivo desde o homem primitivo até os dias atuais (Filogênese), voltou-se para o desenvolvimento da espécie humana, do nascimento até a idade adulta

Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa é uma das obras mais importantes do célebre educador Paulo Freire. Assinale a alternativa que não corresponde à obra.

Sobre a avaliação de desempenho dos alunos, sob a perspectiva do secretário escolar, assinale a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:

I. A respeito do desenvolvimento infantil, para Henri Wallon, o funcionamento psicológico estrutura-se a partir das relações sociais estabelecidas entre o indivíduo e o mundo exterior. Essas relações ocorrem em um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade. Isso permite construir uma certa ordem e uma interpretação do mundo real. Assim, o desenvolvimento psicológico não pode ser visto como um processo abstrato, descontextualizado ou universal.

Il. Lev Vygotsky propôs o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência. Para o estudioso russo, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas. Nesse sentido, os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem, bem como os conhecimentos presentes na cultura contribuem efetivamente para formar o contexto de desenvolvimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Julgue o item que se segue.


No processo de ensino, é suficiente que os educadores se concentrem principalmente em métodos e meios, como tecnologias e recursos didáticos, pois esses são os fatores mais determinantes para o sucesso educacional dos alunos, enquanto os objetivos e conteúdos podem ser ajustados durante o semestre.