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Segundo o Dicionário “Novo Aurélio da Língua Portuguesa, Século XXI” (1999, p.985): gestão origina-se da palavra latina gestione e se refere ao ato de gerir, gerenciar, administrar; a palavra democracia tem sua origem na palavra grega demokratia e significa governo do povo, soberania popular, ou seja, regime político baseado nos princípios da soberania popular da distribuição equitativa do poder e da independência dos três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Esse tipo de regime de governo se caracteriza pela liberdade do ato eleitoral, isto é, pela vontade livre do ato eleitoral, pela divisão e pelo controle dos poderes de tomada de decisão e de execução.

Considerando a definição apresentada, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- “Os processos de gestão educacional e escolar são fortemente induzidos pela lógica decorrente do financiamento adotado, resultante da caracterização do Estado e da articulação entre as esferas pública e privada”
PORQUE

II-
“O embate entre o público e o privado, no campo educacional, revela a persistência de forças patrimoniais na educação, favorecendo, dessa forma, várias modalidades de privatização do público”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento.

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos.

De acordo com Sandra Bozza (2011, p.53), “aprovar o aluno sem o saber necessário representa o mesmo crime social cometido com a reprovação”. Entendendo, então, que a intencionalidade da avaliação não deve ser emitir uma sentença para o aluno – aprovado ou reprovado –, necessário é reconhecer que o processo avaliativo, quando convenientemente planejado, tem um impacto muito relevante, porque:

Imagem associada para resolução da questão


Nessa tirinha, Manolito* (Quino,1965) representa o quanto processos metodológicos padronizados e as concepções de avaliação classificatória podem excluir o estudante das oportunidades de aprendizagem, da descoberta de suas potencialidades e habilidades e do desenvolvimento de sua subjetividade e autonomia.
Tendo em vista os estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, em relação às estratégias de aprendizagem que podem levá-los à efetiva inclusão escolar, é correto afirmar que