Filtrar


Questões por página:

A respeito da organização e administração de bibliotecas, julgue o item a seguir.


O planejamento integra os recursos organizacionais, estabelece a divisão de trabalho e estipula os níveis de autoridade, ao passo que a organização, última função do processo, é a etapa em que os objetivos institucionais traçados são atingidos.

A respeito da organização e administração de bibliotecas, julgue o item a seguir.


Organização e administração de bibliotecas são processos administrativos, ou seja, são um conjunto de funções que se sucedem sistematicamente a partir das ações de planejamento, organização, controle e direção.

A ciência da informação delimita e identifica seu objeto de estudo, bem como pesquisa processos, sistemas de construção e comunicação e uso da informação. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Por terem sido formuladas a partir de observações empíricas, as leis bibliométricas permitem compreender o comportamento humano mediante a análise gráfica dos hábitos de utilização da informação.

Relacione os diferentes tipos de relevância, listados a seguir, aos respectivos tipos de relação.



1. Relevância sistêmica.

2. Relevância temática.

3. Relevância cognitiva.

4. Relevância utilitária.

5. Relevância motivacional.


( ) relação entre a situação, tarefa ou problema prático e a informação recuperada.

( ) relação entre o estado do conhecimento, a necessidade de informação cognitiva do usuário e a informação recuperada.

( ) relação entre as intenções, objetivos e motivações do usuário e a informação recuperada.

( ) relação entre o assunto ou tema expresso na pergunta e o tema coberto pela informação recuperada.

( ) relação entre a pergunta do usuário e a resposta contida em arquivos do sistema de recuperação da informação.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.

No campo da qualidade em serviços de informação a escala SERVQUAL, para analisar qualitativa e quantitativamente a satisfação dos usuários, apresenta um conjunto de dimensões fundamentais. Relacione as dimensões com suas características.1. Aspectos tangíveis 2. Confiabilidade.3. Empatia.4. Garantia.5. Receptividade. ( ) Fornece atenção individualizada aos usuários das bibliotecas no atendimento às suas necessidades específicas. ( ) Implica competência, cortesia, credibilidade e segurança, acrescenta isenção de qualquer falha, risco ou problema e se relaciona com o conhecimento e a cortesia dos funcionários e sua capacidade de inspirar confiança. ( ) Refere-se à aparência de qualquer evidência física do serviço bibliotecário. ( ) Trata da disposição de prestar os serviços prontamente e auxiliar os usuários, caracterizando-se por agilidade no atendimento, eficiência em resolver os problemas, atenção personalizada e cortesia dos funcionários. ( ) Envolve a capacidade de prestar o serviço de forma confiável, precisa e consistente. Assinale a opção que mostra a correta relação, na ordem em que se apresenta.