Filtrar


Questões por página:
Em relação ao marketing da informação, analise as afirmativas a seguir. I. O marketing de informação pressupõe o interesse em compreender as necessidades, as preferências e os padrões de comportamento para se informar da audiência-alvo, com o intuito de oferecer produtos e serviços de informação que os usuários demandam. II. Marketing de informação é um processo gerencial que contribui para a garantia do futuro da biblioteca como atividade inovadora e criativa, envolvendo o planejamento, a execução e o controle da concepção, da determinação de preço e da promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação. III. O marketing da informação sugere que a tarefa da biblioteca não é apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender aos interesses da clientela no futuro. Está correto o que se afirma em
Em relação ao serviço de referência virtual, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Acessível em todos os lugares e a todo instante e, geralmente, oferece um serviço gratuito. ( ) Orienta para fontes de informação confiáveis e oferece um serviço personalizado e de qualidade. ( ) Garante a proteção dos dados e das informações, mas não orienta para fontes de informações confiáveis. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.
Considerando a automação dos processos de organização, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O maior benefício da automação de bibliotecas é a otimização das atividades, não só em relação aos usuários, como também ao controle e formação do acervo, catalogação, levantamentos bibliográficos, serviços de empréstimo, renovação, devolução, reserva de obras e processamento técnico. ( ) A modernização das bibliotecas está diretamente ligada à automação de rotinas e serviços, com o intuito de implantar uma infraestrutura de comunicação capaz de agilizar e ampliar o acesso à informação pelo usuário, o que torna necessário haver uma ampla visão da tecnologia da informação e sua aplicação nas organizações ( ) Como os sistemas automatizados permitem ao bibliotecário trabalhar com maior rapidez, é possível para o profissional atuar em outras áreas da unidade da informação, como utilização de estratégias de marketing, interação mais próxima com os usuários e até mesmo investir na sua própria capacitação profissional. Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Sobre as redes de informação consoante as funções a que se propõem, analise as afirmativas a seguir. I. Redes de informação especializada a usuários consistem em um conjunto de computadores conectados por recursos de telemática, para o transporte de dados e mensagens entre dois pontos distantes interligados. II. Redes de serviço e de apoio institucional a sistemas de informação objetivam colaborar com o desenvolvimento de padrões comuns, com a organização dos registros bibliográficos e com o intercâmbio entre bibliotecas. III. Redes de comunicação de dados dedicam-se ao fornecimento de informações e documentos ao usuário final. Está correto o que se afirma em
Os estudos orientados ao uso de uma biblioteca objetivam investigar