Filtrar


Questões por página:

Com relação às características da Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI, rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, analise as afirmativas a seguir.


I. Atende às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores e cada biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores etc.

II. As bases de dados bibliográficos se constituem de vários registros inter-relacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

III. Agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública federal, estadual, municipal e do governo do Distrito Federal e dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.


Está correto o que se afirma em

Considerando a construção de um plano de marketing em unidades de informação, análise as afirmativas a seguir.


I. A implementação, execução e controle das ações previstas no plano de marketing dizem respeito à definição de metas.

II. Dimensionar /desenvolver o produto/serviço, estabelecer pontos fortes e fracos do negócio/atividade e estabelecer canais de comunicação referem-se à determinação do mercado.

III. Propaganda, promoção, escolha das alternativas e prioridades para a ação e a definição de objetivos de ação voltados para resultados mensuráveis estão relacionados à definição do plano tático de marketing.


Está correto o que se afirma em

Relacione as categorias de análise de um serviço de disseminação seletiva de informações, listadas a seguir, às suas características.


1. Análise da Informação.

2. Abrangência dos Perfis.

3. Nível de Mediação.

4. Uso do Serviço.

5. Elaboração do Perfil do Usuário.


( ) Os perfis são gerados a partir dos interesses comuns de indivíduos num mesmo assunto.

( ) o serviço é oferecido ao usuário sem que ele tenha solicitado.

( ) O sistema se adapta ao usuário, pois ele tem liberdade e autonomia para expressar seus interesses e/ou necessidades.

( ) Ao disseminar a informação faz-se uma análise acrescida de comentários.

( ) A partir de uma interação prévia com os usuários potenciais, identificam-se suas necessidades de informação.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Para expandir a busca por similaridade da escrita ou da pronúncia, a fim de minimizar erros de grafia, uma biblioteca digital para recuperação da informação faz uso do mecanismo denominado

Relacione os principais métodos e técnicas para proceder aos estudos de usuários, listadas a seguir, às suas respectivas características.


1. Levantamento de opiniões.

2. Técnica do incidente crítico.

3. Pesquisa de survey.

4. Abordagem Sense-making.


( ) constitui instrumento para coletar amostras do comportamento humano, por meio de relatos fiéis e precisos de eventos ocorridos na vida real das pessoas.

( ) desenvolvido para mapear necessidade de informação sob a ótica do usuário, permitindo a cada pessoa representar sua própria realidade.

( ) os questionários são aplicados buscando respostas sob a forma de estatística, gerando margem de erro e intervalo de confiança com vistas a quantificar ideias e opiniões.

( ) busca determinar o grau de atendimento das necessidades dos usuários por meio da coleção do serviço de informação, para obter respostas as questões específicas.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.