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Ao iniciar suas atividades, a nova gerente da biblioteca convocou todos os funcionários e comunicou-lhes que, após avaliar o ambiente de trabalho, pretendia introduzir várias iniciativas. Dentre elas, destacavam-se duas medidas: uma nova organização do espaço de trabalho, com locais definidos para a colocação de material em processamento, material já processado e pertences pessoais dos funcionários, e uma política de valorização de propostas de melhoria do serviço ou solução de problemas, com compensação monetária para as sugestões aproveitadas. Trata-se, neste caso, da aplicação, respectivamente, dos princípios de administração
Com o avanço tecnológico da Internet, uma série de mudanças vem ocorrendo na implementação de serviços de disseminação seletiva da informação, dentre as quais incluem-se
No planejamento de um serviço de disseminação seletiva da informação, os bibliotecários da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pretendem identificar, numa fase conhecida como diagnóstico, o número de usuários potenciais e os recursos informacionais disponíveis na instituição. O plano dos profissionais está
Suponha que no setor de referência da biblioteca da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tenha ocorrido o seguinte diálogo: – O que você tem sobre drogas? – pergunta uma parlamentar ao bibliotecário. – O que você gostaria de saber sobre drogas? – pergunta o bibliotecário. No diálogo,
Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem, segundo Denis Grogan, a questões ou consultas ao serviço de referência e algumas de suas características:
I. Consultas de caráter administrativo e de orientação espacial. II. Consultas de autor/título. III. Consultas de localização de fatos. IV. Consultas de localização de material. V. Consultas de pesquisa.
a. São causadas pela falta de familiaridade do consulente com a mecânica de uso da biblioteca para localizar uma determinada peça bibliográfica. Dependem do conhecimento minucioso do acervo e de capacitação bibliográfica específica. b. Exigem apenas um conhecimento básico e genérico sobre onde as coisas se encontram e como são feitas numa determinada instituição. Podem ser antecipadas mediante um sistema de informação visual com avisos e indicações apropriadas. c. Exigem, para sua solução, o fornecimento de material informacional específico e, estatisticamente, correspondem à maior parte das consultas recebidas em bibliotecas de todos os tipos. A maioria das questões desse tipo exige uma única resposta fatual. d. Não pode ser resolvida com a bibliografia ou com as várias outras fontes documentais, ou pessoais, que se acham disponíveis para consulta. Os bibliotecários de referência, como tais, não estão equipados com as ferramentas necessárias para atendê-las. e. Demandam a apresentação de uma série de informações sobre o tema da consulta. O bibliotecário só saberá com certeza se o que foi fornecido corresponde à resposta “certa”, isto é, a série de informações apropriada à necessidade do consulente, depois de observar sua reação.
A correta correlação entre os dois agrupamentos é:
I. Consultas de caráter administrativo e de orientação espacial. II. Consultas de autor/título. III. Consultas de localização de fatos. IV. Consultas de localização de material. V. Consultas de pesquisa.
a. São causadas pela falta de familiaridade do consulente com a mecânica de uso da biblioteca para localizar uma determinada peça bibliográfica. Dependem do conhecimento minucioso do acervo e de capacitação bibliográfica específica. b. Exigem apenas um conhecimento básico e genérico sobre onde as coisas se encontram e como são feitas numa determinada instituição. Podem ser antecipadas mediante um sistema de informação visual com avisos e indicações apropriadas. c. Exigem, para sua solução, o fornecimento de material informacional específico e, estatisticamente, correspondem à maior parte das consultas recebidas em bibliotecas de todos os tipos. A maioria das questões desse tipo exige uma única resposta fatual. d. Não pode ser resolvida com a bibliografia ou com as várias outras fontes documentais, ou pessoais, que se acham disponíveis para consulta. Os bibliotecários de referência, como tais, não estão equipados com as ferramentas necessárias para atendê-las. e. Demandam a apresentação de uma série de informações sobre o tema da consulta. O bibliotecário só saberá com certeza se o que foi fornecido corresponde à resposta “certa”, isto é, a série de informações apropriada à necessidade do consulente, depois de observar sua reação.
A correta correlação entre os dois agrupamentos é: