Filtrar


Questões por página:
Duas empresas, uma prestadora de serviços e outra industrial, iniciaram simultaneamente processos de modernização da gestão de recursos humanos, ambas baseadas no modelo de gestão por competências. Uma primeira avaliação apresentou resultados bastante positivos para ambas no que se refere à eficácia organizacional, mas apenas parcialmente positivos quanto à eficiência, especialmente para a segunda. Isto aconteceu por que o modelo de gestão por competências aplicado enfatizou
Um órgão público instituiu recentemente um modelo gerencial de recursos humanos que estabelece a remuneração variável como princípio básico da motivação dos servidores públicos e de ascensão nas carreiras. Para alcançar seu objetivo, definiu um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício de um cargo ou função, estabelecido a partir da visão estratégica de estado, da análise do cargo e mapeamento desses atributos, assim como a sistemática de evolução na carreira, mediante comprovação de que o ocupante efetivamente as possui. Neste caso, trata-se da aplicação de um modelo de
Com relação a treinamento, educação e desenvolvimento de servidores públicos, julgue o item que se segue.

O desenvolvimento de competências profissionais ou humanas é um processo de aprendizagem que visa preencher as lacunas existentes entre o que é exigido pelo órgão público e o que é apresentado pelos servidores no que tange aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes.
A respeito das relações entre educação e desenvolvimento de pessoas, julgue o item abaixo.

A formação e a capacitação fundamentadas em competências constituem um processo de ensino e aprendizagem que facilita a mobilização de conhecimentos e a geração de habilidades, sendo esses conhecimentos e essas habilidades aplicados em situações reais de trabalho.
Julgue o item seguinte, acerca do desenvolvimento profissional por competências.

O plano de desenvolvimento de competências visa ampliar a capacidade individual para assumir atribuições e responsabilidades em níveis decrescentes de complexidade; apontar todas as deficiências individuais para o desenvolvimento profissional; estruturar um plano de capacitação voltado à redução de competências; e estimular o aprendizado mecânico do autodesenvolvimento.