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A gestão de competências tem como etapa inicial

Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

1. A capacitação tem por objetivo desenvolver as competências das quais funcionários e gestores necessitam para lidar de maneira eficaz uns com os outros e com os clientes em um ambiente diversificado.

2. A maioria das competências ensinadas é interpessoal, como escutar ativamente e fornecer coaching e feedback. Sob condições ideais, usa-se a avaliação organizacional para determinar quais competências devem ser ensinadas, ajustando o treinamento às questões empresariais especificamente identificadas.

O planejamento e a gestão estratégica de instituições e empresas demandam cuidados especiais com as pessoas que compõem o seu corpo vivo, pelo fato de eles serem os responsáveis, em última análise, pelo seu sucesso ou fracasso.
Assim, o processo de escolha dessas pessoas deverá refletir, com clareza, o que se espera de cada uma no desempenho de suas atribuições. Para isso, os responsáveis deverão definir claramente o perfil de competências requerido para os cargos e funções. Assinale a opção que indica a definição correta de competência.
Julgue os itens subsequentes, a respeito de gestão de desempenho e de análise e descrição de cargos.

Gestão do desempenho e gestão por competências podem ser consideradas tecnologias indistintas, uma vez que ambas normatizam a integração entre objetivos organizacionais e individuais a partir de práticas de gestão de pessoas.
A respeito da implantação de planos estratégicos em gestão de pessoas, julgue os próximos itens.

A gestão por competências integra a perspectiva clássica do tipo outside-in de formulação estratégica com as modernas prescrições de caráter inside-out.