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De acordo com o modelo de gestão de competências, deve-se evitar realizar o tradicional levantamento das necessidades e carências de treinamentos voltado a atender às necessidades imediatas da organização.
“A miopia gerencial e arrogante e a resistência à mudança que paira em grande parte no sistema produtivo devem dar lugar à aprendizagem, ao conhecimento, ao pensar, ao refletir e ao resolver os desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos” (Vitor da Fonseca, na obra “Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva.”). O autor, embora português, relata uma realidade que é muito semelhante à brasileira. A compreensão dessa afirmativa deve gerar consequências na gestão organizacional e nas estratégias corporativas, envolvendo a competência de gestão:
Competências representam uma combinação de características pessoais e de conhecimentos e habilidades profissionais. No que diz respeito às características pessoais, elas podem estar relacionadas a três aspectos principais: execução da tarefa em si, interdependência com outras tarefas e interdependência com outras pessoas. Cada um desses aspectos relaciona-se a um conjunto de competências, como as descritas na tabela a seguir.
Considerando essas informações, a associação correta entre os aspectos das características pessoais e as respectivas competências é:

Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes. Analise os itens a seguir e escolha a opção correta.

I. A gestão por competências não deve somente mapear lacunas de competências entre a situação atual e a necessária, mas se preparar para desenvolver as competências que serão necessárias no futuro.

II. Em razão da importância da administração de recursos humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão de pessoas deve estar posicionado no nível decisório da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível hierárquico de diretoria.

III. Os profissionais de recursos humanos devem preocupa-se em garantir que os empregados façam corretamente as tarefas, com base nos padrões definidos pela organização, para garantir a eficiência e o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a organização.

V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time, devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que eventualmente surgirem.

Estão corretos apenas os itens

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I. O conceito de competência distingue-se do conceito de qualificação, entre outras características, pelo foco nos resultados e a alta aprendizagem do contexto do primeiro.

II. O processo de escolha utilizado na captação de pessoas em uma abordagem por competências é a observação e a adequação para um cargo específico.

III. Na gestão de pessoas por competências, a pessoa é desenvolvida para uma determinada trajetória dentro da organização.