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Em certa organização, uma equipe recebeu a incumbência de desenvolver e implantar um novo e importante projeto. Carlos e Daniel, membros da equipe, têm visões conflitantes sobre a melhor forma de distribuir e realizar as diversas atribuições, o que gerou um impasse que tem dificultado o seguimento do projeto. Uma reunião da equipe foi marcada pelo gerente, para se tentar chegar a alguma solução. Na reunião, Carlos e Daniel reconheceram que haviam sido intransigentes e concordaram com uma proposta que levasse em conta, parcialmente, os pontos de vista de cada um.

O conflito descrito e a abordagem de administração do conflito apresentada são, respectivamente:
Conhecer e entender quais são os fatores que contribuem para o aparecimento de ruídos na comunicação é um dos primeiros passos para impedir que eles ocorram.


Existem algumas atitudes que podem auxiliar ainda mais a comunicação efetiva e minimizar a chance de falhas, entre outras, EXCETO:

Os teóricos clássicos geralmente comparavam as organizações a máquinas e imaginavam o conflito como um sintoma de avaria do maquinário. Os gestores no tempo de Henry Fayol e Frederick Taylor preocupavam-se em descobrir maneiras de evitar ou suprimir o conflito com a maior rapidez e eficácia possível. Os teóricos modernos, contudo, sugerem que o conflito não é necessariamente ruim. A pesquisa atual sugere que possa haver efeitos positivos, uma vez que o conflito:


I. Pode amenizar tensões sociais, ajudando a estabilizar e a integrar as relações. Se resolvido de forma que permita a discussão e a dissipação dos desacordos, pode servir como válvula de escape para pressões acumuladas ao longo do tempo.

II. Permite às partes expressarem reivindicações conflitantes e pode propiciar a oportunidade para reajustar a alocação de recursos valorizados. Estoques de recursos podem, dessa forma, ser consumidos mais eficazmente devido a mudanças induzidas pelo conflito.

III. Ajuda a manter o nível de estímulo ou ativação necessário a operar de modo inovador. Ao fazer isso, pode servir de fonte de motivação para a busca de mudança adaptativa.

IV. Fornece feedback sobre o estado das interdependências e distribuição do poder na estrutura de uma organização. A distribuição do poder necessária para coordenar atividades de trabalho pode ser mais claramente visível e prontamente entendida como resultado do conflito.

V. Pode ajudar a fornecer um senso de identidade e propósito por esclarecer diferenças e separações entre indivíduos ou grupos.


Está correto o que se afirma em

São 14 os princípios da administração e todos baseiam-se na teoria clássica da administração e em declarações de que existe uma verdade fundamental. Esses princípios de gestão, por sua vez, servem de orientação para a tomada de decisões e ações do gestor, que é o responsável pela administração da organização e da equipe. Considerando tal importância, esses princípios foram elaborados por meio de observações e análises de eventos que os gerentes encontram na prática. Henri Fayol foi capaz de sintetizar 14 princípios de gestão após anos de estudo. Sabendo disso assinale a alternativa que representa alguns dos princípios da administração descritos por Fayol.
João e Mariana são servidores públicos e trabalham no mesmo setor. Ao longo do último ano, tiveram alguns conflitos, pois muitas vezes Mariana não consegue realizar a sua tarefa a menos que João complete a sua. Sobre o conflito em organizações, assinale a alternativa correta.