Filtrar


Questões por página:
Mas dona Marta é também bastante crítica e interessada no funcionamento da escola: “eu vejo a situação da escola, eu vou lá todo dia [...] eu vejo qual a classe que tá suja, qual tá sem carteira, eu sei tudo”. Talvez por isso, sua tentativa de ajuda seja vista como intromissão pela escola. É a esse tipo de “intromissão” que a merendeira Dona Margarida parece estar se referindo quando relativiza o direito de participação da população na escola: “Participar, assim, no bom sentido... Tem muitas mães que vêm se intrometer em coisas que não entende... Até no nosso serviço, falar de merenda...” O curioso é que a relevância atribuída à participação na execução por parte de dona Marta a faz, inclusive, relegar a segundo plano sua participação no Conselho de Escola. “Eu acho que, pra eu ser do Conselho de Escola, eu tenho que fazer alguma coisa [...] Lá só me chamam se tem uma reuniãozinha”. Talvez Dona Marta perceba que é na realização de serviços na escola que ela tem maiores chances de interferir em seu funcionamento.
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: a participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.73, n.º 174, p.255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações).
Acerca das questões abordadas no texto acima, julgue o item.
Uma gestão participativa é fundamental para a democratização da escola, contudo seu nível de autonomia e de autoridade ficam comprometidos, porque nem todos os envolvidos têm formação que os habilite a participar das decisões da escola.
A liderança visa à consecução de um ou mais objetivos específicos: o líder surge como um meio para se alcançar os objetivos desejados pelo grupo e pela instituição. Os estilos mais comuns de lideranças são: 1. Autocrática. 2. Liberal. 3. Democrática. 4. Situacional. Considerando os estilos de liderança, relacione adequadamente com as características citadas a seguir. ( ) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. ( ) Os líderes de sucesso não utilizam um único estilo. Eles praticam uma liderança situacional, adaptando o seu estilo a cada situação, principalmente às características culturais de cada grupo. ( ) Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros ficam totalmente a cargo do grupo. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. ( ) As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O grupo estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. A sequência está correta em
A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada
Para alcançar os seus fins, o sistema educacional brasileiro necessita de órgãos e normas que definam tarefas e responsabilidades, visando à ação organizada na direção dos objetivos estabelecidos. Dessa maneira, considerando os documentos oficiais, identifique sobre quais dos pontos abaixo esse sistema está estruturado e assinale a alternativa correta.
I. Princípios orientadores II. Princípios meritocráticos III. Estruturas antidemocráticas IV. Recursos financeiros V. Níveis administrativos

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma das atribuições do Pedagogo. A respeito de métodos e técnicas em treinamento e desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.


Saber conversar de maneira clara, objetiva e respeitosa é essencial para criar um ambiente agradável, que incentive a interação e a troca de saberes entre as pessoas. Denomina-se essa habilidade de comunicação assertiva.