Filtrar


Questões por página:
A gestão democrática da escola nas instituições de ensino público da educação básica torna-se viável, também, através da participação dos profissionais da educação na elaboração de seu projeto pedagógico.

Outro mecanismo viabilizador da gestão democrática é a
A democratização da educação escolar é um dos fundamentos norteadores da organização das instituições de ensino brasileiras.
Assinale a opção que expressa um dos princípios viabilizadores desse fundamento.
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração. Tais processos pressupõem a seleção, naturalizando:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A gestão democrática nas instituições municipais é contrária à implantação de processos colegiados nas escolas. II. O desenvolvimento psicomotor refere-se ao desenvolvimento das capacidades motoras, intelectuais e afetivas da criança. III. De acordo com a Lei nº 9.394/96, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento profissional da criança de até 5 (cinco) anos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Descuidar, no exercício do direito de greve, das exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva é dever de todos os agentes públicos. II. O professor democrático deve, a todo custo, tentar convencer seus alunos de suas convicções ideológicas. III. A questão do planejamento é extremamente importante para o atendimento adequado às crianças com necessidades educacionais especiais na Educação infantil. Isso porque, para que a aprendizagem ocorra, é importante que inexista uma intenção educativa e a valorização da diversidade.
Marque a alternativa CORRETA: