Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O Plano Nacional de Educação inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o mercado de trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
II. O professor que atua na educação de jovens e adultos não deve assumir qualquer compromisso com a transformação social.
III. A democratização dos sistemas de ensino e da escola não possui relação com o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão.
Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

l. O Conselho Escolar é um órgão de representação da comunidade escolar. Trata-se de uma instância colegiada que deve ser composta por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e constitui-se num espaço de discussão de caráter consultivo e/ou deliberativo. Ele não deve ser o único órgão de representação, mas aquele que congrega as diversas representações para se constituir em instrumento que, por sua natureza, criará as condições para a instauração de processos mais democráticos dentro da escola. Portanto, o conselho escolar deve ser fruto de um processo coerente e efetivo de construção coletiva.

Il. A associação de pais e mestres, enquanto instância de participação, constitui-se em mais um dos mecanismos de participação da comunidade na escola, tornando-se uma valiosa forma de aproximação entre os pais e a instituição, contribuindo para que a educação escolarizada ultrapasse os muros da escola e a democratização da gestão seja uma conquista possível. O grêmio estudantil se configura como um mecanismo de participação dos estudantes nas discussões do cotidiano escolar e em seus processos decisórios, constituindo-se num laboratório de aprendizagem da função política da educação e do jogo democrático.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Entende-se Gestão da Escola Pública como uma maneira de organizar o funcionamento da escola pública quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, ideias e sonhos, num processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar.

Il. Compreende-se Gestão de Sistema Educacional como a gestão que implica o ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por meio de diretrizes comuns. A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino: municipal, distrital, estadual ou federal de cada escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas e, se entendida como processo político-administrativo contextualizado, coloca-nos diante do desafio de compreender tal processo na área educacional a partir dos conceitos de sistemas e gestão escolar. A gestão de sistema implica o ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por meio de diretrizes comuns. "A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino: municipal, distrital, estadual ou federal de cada escola.

Il. A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local, na maior integração entre os agentes envolvidos na escola. Assim, a gestão democrática implica um processo de participação coletiva e sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter consultivo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola, pois mesmo sem o caráter deliberativo, essas instâncias possibilitam a coexistência de visões distintas e que, em harmonia, contribuem para o pensamento da pluralidade escolar, sobretudo em decisões coletivas como o financiamento das escolas, a escolha dos dirigentes escolares, a criação de órgãos colegiados e a construção do PPP.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Nos Conselhos de Classe e Escolar, não raro ocorre a utilização de critérios extraescolares na avaliação do aluno e da aluna. Tais critérios são reforçados e validados pelo coletivo escolar, e resultam em avaliações baseadas em comentários e opiniões, assumindo dimensões maiores e sendo decisivos na determinação do futuro dos alunos e das alunas. É um erro, porém, afirmar que tal procedimento pode ter por objetivo implícito tornar mais fáceis de suportar as péssimas condições materiais ou institucionais das escolas.

Il. O Conselho de Classe é mais do que uma reunião da qual normalmente participam professores, orientador educacional, coordenador pedagógico e gestor, pois se configura como um dos mecanismos de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na unidade escolar. Pode ser considerado uma das instâncias de vital importância num processo de gestão democrática, dado que guarda em sia possibilidade de articular os diversos segmentos da escola, tendo por objeto de estudo o processo de ensino, que é o eixo central em torno do qual se desenvolve o processo de trabalho escolar.

Marque a alternativa CORRETA: