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Assunto:

Gestão Democrática

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Analise as informações a seguir:


I. Independentemente de ser pública ou particular, a escola deve pensar estrategicamente nas suas práticas os diversos aspectos da gestão. A gestão de recursos humanos, por exemplo, desenvolve e gerencia planos de carreira, elabora planos de recrutamento, seleção, desenvolvimento e treinamento e avaliação de pessoal.


II. A gestão pedagógica cuida da gestão do patrimônio, da gestão de materiais, da gestão institucional, da gestão de recursos financeiros e de aspectos diretamente ligados à legislação escolar, direito e deveres.


III. A gestão administrativa define as linhas de atuação da escola, de acordo com os aspectos relacionados à comunidade e a seus alunos. É a gestão administrativa que deve proporcionar a participação da comunidade escolar e local em grupos de trabalho ou de discussão, e promover esse tipo de atividade com os alunos.


Marque a alternativa CORRETA:

Julgue o item que se segue.


A gestão democrática do ensino público, conforme estipulado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), requer não apenas a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, mas também a criação de Fóruns dos Conselhos Escolares, garantindo uma representatividade abrangente que inclui não só os membros da comunidade escolar, mas também da comunidade local.

Julgue o item que se segue.


A gestão democrática é eficaz principalmente porque simplifica a tomada de decisões na escola ao centralizar o processo decisório na administração escolar, garantindo maior eficiência e rapidez na implementação de políticas educacionais.

Julgue o item subsequente.


A LDB promove a gestão democrática do ensino público, assegurando que as comunidades escolar e local participem ativamente na formulação de políticas educacionais através de conselhos escolares ou equivalentes.

Julgue o item a seguir.


Democratic management in schools implies centralizing decisions in the hands of the principal, who, in turn, must act exclusively as a managerial and corporatist figure.