Questões de Concurso
Filtrar
174 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 35
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A matrícula é um dos principais eventos administrativos em uma instituição de ensino, uma vez que consiste na efetivação da entrada do aluno no ambiente escolar e a consumação da possibilidade de início de suas atividades letivas em convergência com os processos pedagógicos de sua turma. Quando o aluno passa de um estabelecimento de ensino para outro, independentemente da localização de ambos, apresentando o histórico escolar do estabelecimento de ensino de origem ao estabelecimento de ensino de destino, tem-se um caso de matrícula:
Disciplina:
Pedagogia
A secretaria escolar, por constituir setor responsável pela documentação dos fatos relativos ao cotidiano do ambiente de ensino, deve proceder ao registro de informações relevantes para a plena manutenção do instituto. Entre os dados cabíveis de escrituração, pode-se citar como pertinentes as temáticas citadas a seguir, EXCETO:
Disciplina:
Pedagogia
A gestão educacional desempenha um papel fundamental na organização e otimização das atividades escolares. Em uma escola com sérios desafios de desempenho acadêmico e administrativo, um novo diretor é nomeado para liderar uma transformação significativa. Para implementar mudanças táticas, ele decidiu adotar uma abordagem de planejamento estratégico. No entanto, ele se depara com resistência e desconfiança da equipe escolar. Para superar essa resistência e promover a eficácia do planejamento estratégico, é essencial que a nova gestão:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
Pedagogia
Acerca do tema “Gestão Pedagógica”, é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
Pedagogia
As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas:
I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.
IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.
IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):