Filtrar


Questões por página:
Acerca da evolução do conceito de gestão escolar, e da possibilidade de “pensar gestão”, no sentido de gerir uma instituição escolar, desenvolvendo estratégias no cotidiano com a finalidade de uma democratização da gestão educacional; analise as assertivas abaixo:
I. Gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais dos estabelecimentos de ensino orientadas para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento. II. Gestão Escolar se define como a expressão relacionada à atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socio educacionais dos estabelecimentos de ensino orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos III. Nos dias de hoje, podemos ver o perfil do gestor da atualidade, ter a necessidade de repensar alguns fundamentos na educação, e de como iniciar conceitos sobre a educação, quebrando novos paradigmas, como relação à interdisciplinaridade, pedagogia de projetos, temas geradores de pesquisa em sala de aula, uma construção do conhecimento e habilidades. IV. A questão da gestão educacional sempre teve a atenção merecida, e continua tendo coincidindo com a emergência da educação como espaço para o qual se deslocou parte do capital com a expansão educacional promovida pelo neoliberalismo.
Assinale
O plano de aula é um instrumento essencial para o trabalho do professor, além de ser um guia importante para os alunos e uma ferramenta de organização para a gestão pedagógica. Nesse contexto, a elaboração do plano de aula para o ensino fundamental, contempla:
I. O objeto de conhecimento específico para a unidade temática. II. A elaboração dos campos de experiência e os objetivos gerais de aprendizagem. III. A definição dos direitos de aprendizagem contemplados em cada série. IV. A unidade temática específica para a área do conhecimento selecionada. V. As aptidões que devem ser aprendidas em cada componente curricular.
Está correto o que se afirma na alternativa:
Qual é o papel da disciplina e vigilância dos alunos nas escolas?
Considerando as afirmações a seguir, sobre as atribuições de um vigilante escolar, marque V para as verdadeiras e F para as falsas, e em seguida assinale a alternativa com a sequência correta:
⃣ Realizar inspeções constantes, nas áreas interiores e exteriores da unidade atribuída ao seu posto de trabalho. Consideram-se áreas externas pátios e estacionamentos e internas áreas localizadas dentro das escolas
Efetuar ronda completa ao final de cada turno e elaborar relatório das ocorrências de seu turno de trabalho, repassando-o para Diretor .
⃣ Nos períodos de menor tráfego na escola, realizar trabalhos de manutenção em sistemas escolares, hidráulicos e elétricos.
⃣ Portar arma de fogo para proteção dos alunos e funcionários da unidade escolar.
⃣ Deve evitar conversas prolongadas com alunos, funcionários ou estranhos e evitar se distrair com o que está acontecendo ao seu redor.

Na atuação diária, um bom Vigilante Escolar, deve estar apto a prestar os primeiros socorros, caso necessário, lembrando que tranquilidade e objetividade são fundamentais durante a realização dos procedimentos de primeiros socorros. No caso de uma pessoa ter uma convulsão, ou crise convulsiva, são procedimentos de primeiros socorros adequados a serem tomados durante a crise, EXCETO: