Filtrar


Questões por página:
No desempenho diário de suas atividades, o Vigilante Escolar deve estar atento quanto α entrada de pessoas e veículos na unidade escolar, para tanto é recomendado que alguns cuidados sejam observados:
I. Manter uma única entrada de pessoas e, caso haja necessidade, outra destinada aos portadores de necessidades especiais, que deverá funcionar somente para esse fim, permanecendo fechada nos demais horários;
II. O acesso de pessoas nos horários entre os turnos se dará em conformidade com a vontade e critérios estipulados pelo vigilante escolar, uma vez que ele é o responsável por essa função.
III. Manter uma única entrada de veículos, estabelecendo controle dos veículos que se utilizam do estacionamento;
IV. Cuidar para que o portão externo de acesso α rua e o portão de acesso ao pátio interno da unidade permaneçam fechados, devendo ser abertos somente nos horários de início e término de cada turno.
Está(ão) correta(s) as afirmações:

Julgue o item subsequente.


As escolas precisam de equipes pedagógicas envolvidas, que estimulem e sensibilizem todos os que fazem parte da escola a trabalhar com todos os alunos que possuam necessidades educacionais especiais. Essa equipe deve e precisa despertar nos professores a ideia de que todos os alunos são de sua responsabilidade, levando o grupo por inteiro a buscar alternativas de atendimento.

Julgue o item que se segue.


No atual modelo de gestão escolar, tende-se a atribuir uma grande importância à figura do gestor da instituição educacional. Este passa a ser valorizado por sua capacidade de influenciar, motivar, identificar e resolver problemas. No entanto, devemos pensar que a gestão que pretende ser democrática exige que o gestor compreenda profundamente os problemas postos pela prática pedagógica, reforce a dualidade entre a concepção e a execução dos planos de ensino e amplie a distância entre a teoria e a prática pedagógica.

Julgue o item que se segue.


A documentação pedagógica representa um processo próprio de pedagogias participativas que se assentam na competência autoral e comunicativa de adultos e de crianças sensíveis na constituição de práticas educativas significativas, propiciadoras de aprendizagens experenciais crescentemente ampliadas. Nesse sentido, é possível afirmar que a estratégia da documentação pedagógica se converte em uma ferramenta poderosa na reconstrução de significados no ambiente educacional.


mostrar texto associado
A gestão escolar voltada para a transformação social contrapõe-se à centralização do poder na instituição de ensino, tolhendo a participação dos estudantes, dos funcionários, dos professores, dos pais e da comunidade local na gestão da escola.